Reparos industriais devem ser realizados com cuidado
As máquinas da indústria não podem parar, pois o setor industrial é um importante contribuidor para com a economia mundial.
Empresas globalizadas trabalham constantemente, em conjunto com diversos outros elos, seja internamente, seja externamente, fazendo a roda da economia girar ao passo que as máquinas funcionam.
Por isso, o reparo desses equipamentos deve ser realizado de forma milimétrica, para que não atrapalhe o setor como um todo e não prejudique o produto final.
Máquinas de indústria precisam de reparos
Em determinados aparelhos, dentro de uma grande indústria, existe a necessidade de fazer pequenos reparos, que podem afetar a produção de toda uma cadeia de produção.
Para isso, pode ser empregado o carboneto de tungstênio, um material que soluciona pequenos desgastes de equipamentos que estão em funcionamento há muito tempo.
Essa liga deve ser específica para cada aplicação, pois ela pode passar por uma variação de acordo com a temperatura ambiente e da máquina em funcionamento, assim como corrosões provocadas por produtos abrasivos.
Sua utilidade garante resultados positivos quando aplicada corretamente, com camadas usadas da maneira correta, e que não ultrapassem cinco milímetros, para não sofrer um impacto negativo e correr o risco de se soltar.
Já em casos que é necessário uma colagem mais incisiva, a solda a frio é a solução ideal para ser aplicada em superfícies que não sejam ferrosas.
Por suas características altamente particulares, esse tipo de união entre dois materiais diferentes é mais comum em locais que não sejam ricos em oxigênio.
Por isso, sua aplicação se dá no setor aéreo e espacial, principalmente em satélites. Mesmo com esse perfil diferenciado, a indústria utiliza a solda a frio também em tubulações submarinas, para proteger o ligamento entre as partes de um cano.
A recuperação de roscas também é um processo de reparação pelo qual diferentes máquinas precisam passar. Dependendo do uso nas indústrias, muitas máquinas sofrem o processo de atrito, o que acaba por desgastá-las com o passar do tempo.
Esse processo pode ser realizado de acordo com a necessidade e a verificação de escape dos fluídos ou gases que passam por toda a extensão do cano, onde estão unidos por meio de roscas.
A responsabilidade desse serviço pode ficar com o profissional que cuida da tornearia mecânica, que realiza os ajustes necessários para evitar o escape, ou então refaz todo o rosqueamento da máquina que está passando pelo reparo.
Todos os procedimentos de reparação das máquinas devem ser realizados por profissionais que tenham conhecimento técnico de todo o processo de recuperação ou reforma necessários.
Para que o processo de trabalho não seja prejudicado, é comum que esse tipo de serviço seja realizado com agendamento prévio, evitando problemas para toda a produção. Além disso, os resultados dos reparos realizados serão melhor aproveitados quando:
- Houver uma agendamento de parada das máquinas;
- A equipe técnica realizar manutenção preventiva;
- Houver produtos de reparação indicados para cada máquina;
- Houver a moldagem de soldas e recuperação de acordo com o tamanho.
Atentando-se a esses fatores, todo o processo de industrialização pode funcionar de forma orgânica e correta, sem prejudicar o andamento da fabricação de produtos.
Cuidados com a ferramentaria
Em uma indústria, todos os detalhes devem ser observados de forma técnica, verificando o uso de ferramentas gerais que são utilizadas nos mais diferentes setores de uma planta.
Cada setor deve ser responsável por seu material de trabalho, verificando as condições de uso e as necessidades de substituição das máquinas quando estão estão gastas e não oferecem a segurança necessária para a realização dos trabalhos.
Uma maquina de solda, por exemplo, precisa estar devidamente regulada, para que o seu uso produza resultados satisfatórios, com materiais de boa qualidade para fazer os devidos reparos e serviços de soldagem.
Sem esses materiais, os serviços são prejudicados e toda a estrutura, como colunas e vigas, que precisa ser soldada, ou mesmo passar por manutenção, pode sofrer consequências de segurança.
A preocupação do funcionamento das máquinas industriais deve ficar sob a responsabilidade de uma equipe completa, que vai desde o operador, passando para o supervisor, alcançando até a diretoria.
Funcionando como um time, caberá a cada um as responsabilidades técnicas e de informação das necessidades de reparação ou troca de equipamento, sempre pensando que tudo está ligado ao andamento de todo o processo de fabricação de produtos em uma linha de montagem industrial.