Peças plásticas

Produção e personalização de peças plásticas

Você precisa de uma peça ou produto de plástico personalizado, mas você não sabe como fazer isso? É grande ou pequeno? Deve ser flexível ou duro? É redondo, quadrado ou alguma forma diferente? Você já tem um molde ou precisa de um?

Moldagem é o processo de fabricação por moldagem de material líquido ou maleável usando uma estrutura rígida chamada molde ou matriz. É o método chamado de injeção de peças plásticas.

Ao moldar plásticos, um pó ou polímero líquido, tal como polietileno ou polipropileno é colocado em um molde oco para que o polímero possa tomar a sua forma. Dependendo do tipo de processo usado, várias faixas de calor e pressão são usadas para criar um produto final.

Os tipos de moldagem de plástico

As técnicas mais populares em moldagem de plástico são:

  • Rotomoldagem;
  • Moldagem por injeção;
  • Moldagem por sopro;
  • Moldagem por compressão;
  • Moldagem por extrusão;
  • Termoformagem;
  • Moldagem rotacional.

Também chamada de rotomoldagem, é um processo de fabricação para produzir grandes peças ocas e produtos colocando um pó ou resina líquida em um molde de metal e girando-o em um forno até que a resina revista todo o interior do molde.

A rotação constante do molde cria uma força centrífuga, formando produtos de parede uniforme. Quando o molde de injeção esfria, o plástico endurecido é removido do molde.

Pouco material é desperdiçado durante o processo e o excesso de material é frequentemente reutilizado, tornando-o econômico e ecologicamente correto.

A moldagem rotacional é comumente usada para fabricar grandes produtos ocos de plástico, como contêineres a granel, tanques de armazenamento, peças automotivas, boias marinhas, casas para animais de estimação, latas de reciclagem, cones rodoviários, cascos de caiaque e escorregadores para playground.

Moldagem por injeção

É o processo de fabricar peças plásticas personalizadas, por meio da maquina injetora, injetando material plástico fundido a alta pressão em um molde de metal.

Assim como outras formas de moldagem de plástico, depois que o plástico derretido é injetado no molde, o molde é resfriado e aberto para revelar uma peça plástica sólida.

O processo é semelhante a um molde que é preenchido e depois resfriado para criar o produto final.

É comumente usada para fazer peças plásticas personalizadas de alto volume. Grandes máquinas de moldagem por injeção podem moldar peças de automóveis.

Máquinas menores podem produzir peças plásticas muito precisas para aplicações cirúrgicas e Injetados copos de variados tamanhos.

Além disso, existem muitos tipos de resinas e aditivos plásticos que podem ser usados ​​no processo de moldagem por injeção, aumentando sua flexibilidade para projetistas e engenheiros.

Moldes de injeção, que geralmente são feitos de aço ou alumínio, geram um alto custo. No entanto, o custo por peça é econômico se você precisar de milhares de peças por ano.

Com a moldagem por injeção, o ferramental geralmente leva de 12 a 16 semanas com até mais 4 semanas para a produção.

Moldagem por sopro

É um método de fazer peças plásticas ocas, de paredes finas e personalizadas. É usada principalmente para fazer produtos com uma espessura de parede uniforme na qual a forma é importante. O processo baseia-se no mesmo princípio que o sopro de vidro.

Máquinas de moldagem por sopro aquecem o plástico e injetam ar soprando o plástico quente como um balão. O plástico é soprado em um molde e, à medida que se expande, pressiona as paredes do molde tomando sua forma.

Depois que o “balão” de plástico enche o molde, ele é resfriado e endurecido, e a peça é ejetada. Os processos de moldagem por sopro geram, na maioria dos casos, garrafas, tambores de plástico e tanques de combustível.

Moldagem por compressão

É feita exatamente como o nome sugere. Um material plástico aquecido é colocado em um molde aquecido e depois pressionado em uma forma específica. Normalmente, o plástico vem em folhas, mas também pode ser a granel.

Uma vez que o plástico é comprimido na forma certa, o processo de aquecimento garante que o plástico retenha a força máxima. As etapas finais desse processo envolvem o resfriamento, o corte e a remoção da peça de plástico do molde.

O melhor uso da moldagem por compressão é a substituição de peças metálicas por peças plásticas. É usado principalmente para peças pequenas e produtos em volume muito alto. A indústria automotiva usa moldagem por compressão, porque os produtos finais são muito fortes e duráveis.

Moldagem por extrusão

A moldagem por extrusão é semelhante à moldagem por injeção, exceto pelo fato de que uma forma contínua longa é produzida. Outra diferença na moldagem por extrusão é que o processo usa um molde.

Peças extrudadas são feitas espremendo a matéria-prima quente por meio de um dado personalizado.

Enquanto outras formas de moldagem usam a extrusão para obter as resinas plásticas em um molde, esse processo expele o plástico derretido diretamente em uma matriz. A forma da matriz, não um molde, determina a forma do produto final.

Peças feitas de extrusão têm um perfil transversal fixo. Exemplos de produtos extrudados incluem tubos de PVC, canudos, copo long drink e mangueiras. As partes não precisam ser redondas, mas precisam ter a mesma forma ao longo do comprimento da peça.

O custo da moldagem por extrusão é relativamente baixo em comparação a outros processos de moldagem devido à simplicidade da matriz e das próprias máquinas.

Agora que você conhece alguns tipos de moldagem de plásticos, qual é melhor para você? Uma Fábrica de plásticos poderá oferecer consultoria especializada para ajudá-lo a decidir qual é o processo certo para sua peça ou produto. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *