IndústriaPeças

Peças e equipamentos que compõem o bom funcionamento da indústria

Para se manter competitiva e com a produtividade em alta, uma indústria deve investir em acessórios e equipamentos para otimizar a rotina.

Em um cenário no qual a indústria consome cerca de 22% da água do mundo inteiro (dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO), pensar em produtos como o Filtro Y é uma boa.

Na prática, esse equipamento serve para fazer a filtragem de água, de forma eficaz e única, e pode facilitar uma série de coisas.

Nessa linha, contar com acessórios industriais que reforçam as tubulações industriais e evitem problemas como vazamentos e outras necessidades de manutenção é um investimento inteligente.

Sendo assim, o Flange sobreposto é uma outra opção interessante. Se você se interessa por esse assunto e está pensando em formas de melhorar o funcionamento da sua indústria com equipamentos e processos, esse artigo pode te ajudar. Confira algumas peças e equipamentos que não podem faltar na indústria.

Filtro Y

Para as indústrias que trabalham com água (leia-se todas), a filtragem dessa substância e a eliminação de sujeiras é fundamental.

No caso da indústria alimentícia, essa necessidade é ainda mais presente para manter o padrão de qualidade dos alimentos produzidos. Diante disso, o Filtro Y é um equipamento que não pode faltar na lista de melhoria dos processos.

Muito requisitado para filtragem de água, esse produto é indicado para as indústrias que precisam manter água de boa qualidade em suas operações.

Além de reter sujeiras e tirar as impurezas da água, esse tipo de aparelho se destaca entre os filtros, por ser fácil de manusear e fazer manutenção.

No caso da chamada água industrial originada em poços ou águas que surgem de válvulas industriais, acessórios como bombas e controladores de fluxo, esse produto é uma “mão na roda”.

Além de evitar contaminação nas máquinas hidráulicas (e gastos para reparo), esse aparato se destaca por oferecer:

  • Composição resistente (aço carbono/inox ou cobre);

  • Alta durabilidade;

  • Resistência à corrosão e desgastes;

Flange sobreposto

A tubulação é uma parte importante de qualquer indústria. Pois é lá que os fluidos passam e que boa parte dos processos acontecem.

Não é à toa que as válvulas industriais existem para controlar esse fluxo, conforme a atividade da indústria. Mas outro acessório que pode ajudar muito nesse aspecto é o Flange sobreposto.

Essa peça faz parte das engrenagens e quando instalada, tem a função de deslizar sobre a tubulação para ser soldada. Com isso o objetivo é evitar vazamentos indevidos nesta parte.

É recomendado que se instale esse produto em situações de baixa pressão, mas, em geral, acessórios industriais como Flange sobreposto são resistentes à temperatura.

Essa é uma boa dica para qualquer indústria, afinal, se há vazamento em uma tubulação em um cenário onde há produção de gás, por exemplo, os danos físicos, materiais e humanos podem ser irreversíveis.

Eixo sem fim

Muito usado na transmissão mecânica de máquinas variadas no setor da indústria, o eixo sem fim é um dispositivo de ligação entre diferentes partes de equipamentos mecânicos.

Ou seja, é um item que pode permitir e realizar a movimentação de máquinas e outros equipamentos industriais.

Na prática, isso é possível porque ao ser incorporado a outros componentes, esse dispositivo pode fazer a condução do movimento.

Essas funcionalidades ajudam a impulsionar peças como a engrenagem, por exemplo – que é a roda presente em maquinários e equipamentos industriais.

Outros processos: usinagem

Apesar de não ser uma peça ou equipamento, esse processo é fundamental para a criação e o desenvolvimento de dispositivos e máquinas usadas pelas indústrias.

Na prática, esse processo serve para transformar, modelar ou criar peças como chapas de ferro a partir de moldes ou outras estruturas.

Na indústria de plástico, por exemplo, a usinagem é o que acontece para transformar esse material em sua forma bruta para produtos concretos como potes plásticos, brinquedos e outros produtos.

Há processos complementares nesse cenário como os serviços de caldeiraria e fresagem, por exemplo.

O que considerar antes de comprar equipamentos?

Toda aquisição deve ser bem planejada.  Com as peças e equipamentos industriais não é diferente. Não importa se a escolha é uma peça como um eixo sem fim ou um gerador de energia, priorizar produtos certificados é importante.

Por isso, opte sempre pela pesquisa de empresas e fabricantes que atestem que os equipamentos possuem padrões de qualidade.

Afinal, é muito mais garantido equipar a indústria com produtos reconhecidos, do que gastar horrores com a manutenção e troca, sem otimizar o trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *