AçoEquipamentos

Para que servem as chapas e os tubos na indústria?

Por ser muito resistente a grandes impactos e suportar uma grande quantidade de peso, o aço é um material muito utilizado.

É por esse motivo que os tubos de aço, como o tubo de aço carbono, são muito utilizados, pois além dessas vantagens,  eles possuem características como alta resistência, inclusive à ação do fogo, além de ser muito durável.

Em relação ao preço, os tubos de aço também apresentam vantagens, porque são baratos, com um bom custo benefício.

Os tubos de aço são fáceis de serem limpados. No caso de um tubo galvanizado, ele ainda possui a vantagem de não oxidar e nem se corroer de maneira fácil, além de serem muito leves.

Esse tipo de material é reciclável, o que contribui com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Os tubos de aço estão presentes no nosso dia a dia, compondo peças que usamos frequentemente, como mesas, cadeiras, automóveis, além de peças que são usadas em construções, como portões, grades e corrimões. Muitas máquinas industriais também possuem tubo galvanizado preço em sua composição.

O aço movimenta a economia brasileira, pois só no Brasil, cerca de seis mil toneladas de aço são movimentadas, além da exportação que acontece para muitos países do exterior.

Os tubos de aço podem ser produzidos de diversos tamanhos e formas. Eles podem ter o formato redondo, retangular ou quadrado.

Como são produzidos os tubos de aço

Os tubos de aço são muito usados nas áreas de metalurgia e mecânica. Além disso, são muito usados para suprir diversas finalidades na indústria de construção.

As estruturas de edificações e suas tubulações de água, esgoto ou gás são, normalmente, compostas por esses tubos. Um dos modelos de tubo pode ser o tubo metalon.

Os tubos de ferro também são muito utilizados, mas a principal diferença entre eles é em relação à flexibilidade e à capacidade de ser moldado.

A classificação dos tubos de aço é feita de acordo com o fato dele ter ou não costura, sendo diferenciados no momento de fabricação e conforme o material que foi escolhido para compô-lo.

Os tubos de aço com costura são fabricados a partir da soldagem de uma chapa de metal. As chapas, que podem ser uma chapa de aço inox, tem as suas extremidades unidas por meio do uso de intervenção do calor e diversas ferramentas.

Depois de unidas, as pontas são soldadas, e os tubos passam a ter metragens, espessuras e diâmetros distintos, podendo ser aplicados em diversas funções.

Esse modelo de tubo é mais acessível por ser mais barato, mais fácil de ser limpo e é encontrado mais facilmente. Eles são muito usados em:

  • Indústrias de automóveis
  • Indústrias agrícolas
  • Indústrias de móveis
  • Indústrias de produtos de manutenção

Já os tubos de aço sem costura são feitos a partir  dos cilindros do aço que  sofrem um processo de aquecimento, se tornando ocos e possibilitando a sua perfuração.

Além disso, o tubo de aço sem costura não é soldado, sendo muito adequado para fazer a canalização de outros materiais que acabam provocando pressão durante seu uso.

Eles são muito utilizados em projetos e peças que precisam de mais resistência, principalmente no que diz respeito à pressão de óleo e vapor que gere esforços grandes, como, por exemplo, pistões hidráulicos e caldeiras.

Os tubos de aço são itens muito versáteis que se adaptam a diversas formas de uso e pode ganhar um design moderno.

Galvanização de materiais

Quando um material de aço e ferro é revestido por metais mais corrosivos, como o zinco, o processo tem o nome de galvanização. A chapa de aço preço podem sofrer esse processo, visando aumentar a sua resistência e durabilidade.

 Para evitar a corrosão, o zinco é derretido e aplicado no metal. Dessa forma, quando há a reação entre o zinco e o material revestido, ele se transforma em carbonato de zinco. O zinco galvanizado sofre a corrosão antes, protegendo o material que é feito de aço ou ferro.

Em resumo, um material galvanizado é aquele que recebeu proteção contra as ações de agentes externos que são causadores de ferrugem. O carbonato de zinco é muito resistente à corrosão e faz a função de proteger o ferro e o aço. A galvanização é um processo muito utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *