O cobre e o bronze na indústria
As indústrias são uma das principais responsáveis pelo crescimento econômico dos países, principalmente durante a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, mas para que conseguisse atingir esse status, foi necessário diversos elementos como matérias-primas e desenvolvimento de sistemas produtivos.
Dois tipos de materiais foram importantíssimos para o desenvolvimento dessa indústria, que são as chamadas ligas metálicas, como o cobre e o bronze.
Esses dois materiais são usados em larga escala em diversos tipos de indústria, de eletrodomésticos até as de automóveis. É importante ressaltar que grande parte de todos os equipamentos eletrônicos produzidos há a presença desses dois tipos de materiais.
Esse artigo tem o objetivo de mostrar as características desses materiais, o uso deles, sejam na formação de tubo de cobre e em estruturas de construções, como na formação de filamentos condutores de energia elétrica feitas de bronze.
O cobre e suas propriedades
O cobre é um tipo de metal e é um dos principais metais usados pelos seres humanos, desde a pré-história, sendo um dos períodos da humanidade conhecido como Idade do Bronze (que é uma liga metálica do cobre).
Era usado para produção de moedas e enfeites por conta de sua cor laranja-avermelhada.
Existem algumas propriedades do cobre que faz com que ele seja escolhido para produção de barra de cobre para indústria. São eles:
- Condutor;
- Não é corrosivo;
- Tem grande maleabilidade;
- Anti-bactericida.
Sua característica condutora permite que a transmissão de calor e eletricidade seja facilitada, desse modo, tendo grande aplicabilidade.
É altamente resistente à corrosão como o alumínio, sendo ideal para formação de barramento de cobre. Por ter grande maleabilidade ajuda na produção de diversos produtos e é altamente resistente.
Não absorve bactérias, e retarda crescimento de germes que fazem mal a saúde.
Utilização do cobre
O cobre é bastante utilizado que nem percebemos sua presença no cotidiano, porém, sua principal utilização, tanto na indústria como no dia a dia é nas instalações elétricas, simplesmente por conta da sua alta capacidade condutora.
Além da aplicação na rede elétrica podemos encontrar o cobre na construção civil para aplicações em sistemas de aquecimento de água, de refrigeração e produção de máquinas industriais.
Seu produto derivado que é o bronze, cobre mais estanho, é usado em conjunto para produção de diversos produtos como a bucha de bronze.
O bronze e suas propriedades
O bronze é uma liga metálica derivada do cobre. Uma liga metálica significa que é formado por mais de um elemento, no caso do bronze, cobre e estanho, podendo ser adicionados outros elementos caso o objetivo seja diversos.
Existem algumas propriedades do bronze que faz com que ele seja um dos queridinhos da indústria:
- Excelente condutor;
- Dúctil;
- Ajuda no aumento da tenacidade;
- Possui grande capacidade de acabamento.
Há vários tipos de bronze como o bronze TM 620 e que é utilizado em grande escala, além disso o bronze tem diversas aplicações, como no setor das telecomunicações, parafusos, conexões e tubos, tomadas, peças e componentes de máquinas industriais e outros.
Uso do bronze
Um dos principais usos do cobre é no seu modelo de tarugo de bronze TM 23. Um tarugo é uma haste de bronze em um formato cilíndrico e tem largura e comprimentos variados, tudo vai depender de onde será aplicado.
Pode ser produzido com a liga simples de bronze, feito de cobre e estanho como em outros tipos.
O tarugo de bronze tem alta resistência e tem uma aplicação altamente diversificada e há diferentes tipos de variedades como dureza, resistência ao desgaste, soldabilidade e corrosão.
A aplicação do tarugo de bronze na indústria é variado, pois por ter grande usabilidade pode ser adaptado em diversos soluções.
Mas, em geral o tarugo é usado para fabricação de tubos, válvulas, rolamentos, engrenagens, utensílios domésticos, semijoias, instrumentos e ferramentas entre outros.
O bronze é um material muito interessante, pois pode ser reutilizado, de modo que durante a produção do tarugo, as rebarbas podem ser reutilizadas.
Por conta disso, o tarugo também pode ser transformado e reutilizado sempre que possível, e pode tornar-se em outros equipamentos e ferramentas. Um tarugo de bronze pode ser usado para fabricação de porcas, parafusos, eletrodos, tubulações e outros.
Dessa maneira, a indústria com esses materiais conseguiram desenvolver-se de forma efetiva e rápida.