Manutenções de equipamentos elétricos importantes
Os equipamentos elétricos são alguns dos principais componentes quando estamos falando de produção e montagem industriais.
Isso porque eles garantem o devido fornecimento de eletricidade ao maquinário e, de tal forma, devem apresentar o máximo desempenho.
Além disso, a reparar e avaliar o desempenho desses itens é importante para gerar um espaço de trabalho mais seguro e organizado, o que ocasiona a otimização dos processos produtivos e gera resultados satisfatórios em diferentes aspectos.
No artigo, a seguir, fique por dentro do funcionamento de itens essenciais para a composição eletrica segura e saiba mais sobre como avaliar os espaços para que haja mais proteção e eficiência no cotidiano de diferentes segmentos industriais.
Cabines elétricas
As cabines elétricas ou cubículos de média tensão são dispositivos que armazenam adequadamente os componentes elétricos, como os disjuntores, e também os sistemas de eletricidade. Por isso, podem ser encontrados em todos os segmentos da indústria e na construção civil, em geral.
Outra função importante e que merece destaque do Cubículo de média tensão é que ele abriga os quadros de distribuição e oferece um grau de isolamento elevado, conforme as normas regulamentadoras prescrevem.
Sua confecção é feita, geralmente, em aço galvanizado, que passa por um processo de galvanização em zinco para que sua resistência seja reforçada, ou mesmo em ligas metálicas de elevado desempenho, que apresentam propriedades especiais relacionadas à resistência contra impactos mecânicos e intempéries como a umidade.
Isso sem falar na durabilidade, que é um dos pontos fortes desse item, em especial se ele for revestido com uma pintura anticorrosiva.
Entre as suas principais características, vale ressaltar a fabricação conforme as exigências técnicas dentro do setor industrial, bem como sua aplicação em subestações de distribuição.
A instalação das cabines elétricas pode gerar uma economia significativa que chega a 30% na fatura da cobrança pelo consumo de energia, levando a uma diminuição de custos.
Além disso, elas contam com intertravamento mecânico, chave seccionadora e um disjuntor geral, sem falar nos componentes que medem tensão e na variedade de opções, sendo possível contar com o desempenho de blindagem.
Transformador
Os transformadores de energia, por sua vez, são responsáveis por transmitir eletricidade de um circuito para outro, garantindo segurança e distribuição de qualidade.
Existem diferentes modelos disponíveis atualmente no mercado desse segmento e é importante avaliar, em primeiro lugar, as demandas da edificação, o consumo do maquinário e a quantidade de itens presentes no sistema elétrico, levando à escolha de um modelo mais ideal.
Um dos mais utilizados é o Transformador a oleo, que tem a função de isolar a eletricidade e impedir que descargas de energia possam danificar o sistema.
Além disso, esse tipo de transformador contribui diretamente para que o material seja resfriado, evitando superaquecimentos.
Seja de distribuição ou de potência, é preciso contar com o alto desempenho para a obtenção dos resultados desejados.
No primeiro caso, os terminais de alta e baixa tensão devem aceitar dois tipos de metal e permitir, portanto, o encaixe tanto de fios de cobre quanto de alumínio.
Uma das principais características desse dispositivo é que eles podem ser instalados em locais abertos dentro das redes de energia, diminuindo significativamente os riscos de incêndio.
Fabricado para operações em alturas elevadas, esses itens devem sempre ser protegidos contra chamas e demais condições inflamáveis.
Garantia de segurança
Uma das melhores maneiras de garantir que todos os componentes elétricos da edificação estão devidamente armazenados e funcionando conforme o previsto é realizando a manutenção periódica e preventiva de cada item e avaliando a performance geral do sistema com base nos resultados que se busca obter.
Gerando redução de custos, economia e segurança, esse tipo de serviço deve analisar se há o ocasionamento de sobrecargas, que são um dos principais vilões quando estamos falando de indústrias.
Por isso, é preciso verificar se a instalação suporta a carga que é exigida pelos ciclos de produção, sendo necessária a aplicação de dispositivos que tornem esse procedimento mais viável e seguro.
Algumas dicas de Manutenção Elétrica Predial são:
- Analisar a situação de cabos, plugues, interruptores, etc.;
- Realizar uma vistoria profissional;
- Acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos;
- Tomar cuidado com os itens fora de uso.
Por meio de precauções e revisões supervisionadas por eletricistas e demais profissionais devidamente capacitados para a avaliação do sistema elétrico, é possível garantir não só mais rendimento e agilidade no cotidiano de produção como também a segurança de todos os colaboradores.