Equipamentos

Equipamentos utilizado para modificação de uma peça

Hoje, podemos encontrar uma grande variedade de processos produtivos dentro das indústrias, isso porque cada um deles foi pensado e desenvolvido para cenários específicos.

Em exemplos de peças a serem modificadas estão trofeus, copos, taças, chaveiros, canetas ou outras diversas peças de vidro e acrílico, por exemplo.

Seja para a gravação de um nome, empresa, logotipo ou até mesmo algum número de série ou número de lote, a Gravação a laser em vidro (ou qualquer outro material desejado) é um recurso bastante utilizado, e com uma máquina específica pode-se realizar a gravação de qualquer design.

Mas como funciona?

De maneira bem simples, o material passa a ser aquecido de maneira tão intensa pelo raio laser que, dependendo de quanto tempo fica exposto, a cor chega a se modificar e então é criado um contraste, ou então o material chega a queimar ou acaba até mesmo evaporando.

A gravação a laser é muito resistente e permanente.  Como uma forma de impressão, a gravação a laser funciona da seguinte forma: primeiramente é criado um layout do que será gravado através de um programa de design gráfico que se tenha mais familiaridade, como Photoshop, Illustrator, CorelDraw entre outros.

Em seguida, é usado um driver próprio de impressora, que envia o design para a máquina que fará a gravação, e logo após ao pressionar um botão, o material selecionado pode ser cortado ou gravado a laser de acordo com as especificações armazenadas.

Os modelos de processos já utilizados que ficam registrados no drive da impressora acabam tornando o trabalho mais ágil e otimiza o tempo de produção.

Outros materiais que podem ser realizado a gravação ou corte a laser são:

  • Espelhos;
  • Jarras;
  • Pratos;
  • Vitrines;
  • Objetos decorativos;
  • Molduras para fotos;
  • Utensílios de mesa.

E possui como principais vantagens, sua produção econômica e sustentável, já que o processo não gera resíduos. Também pode-se citar a flexibilidade gráfica, pois, independente de sua complexidade, qualquer design pode ser facilmente marcado e com ótima resolução.

Vale ressaltar a importância de se manter a qualidade original nos mínimos detalhes com legibilidade, clareza, nitidez e precisão, além de incrementar o processo de produção, visto que todo o processo é controlado electronicamente.

Para cortes mais precisos

Para a modificação de peças como madeira, porcelanato ou até mesmo o vidro, recomenda-se o uso do Disco de desbaste diamantado, usado em máquinas de corte.

Possui grãos de diamante em sua composição, o que o torna mais resistente e durável, aguentando o impacto e fricção exigidos. O disco de desbaste diamantado acaba sendo mais resistente que outros modelos de disco de corte.

O material pode até parecer ter um custo mais alto se comparado aos demais, mas seu custo-benefício é ótimo devido ao não desgaste do produto e sua resistência quanto a quebra dos dentes ou até mesmo perda de controle durante o manuseio.

Nos outros modelos, pode-se perceber que em pouco tempo de uso, a lâmina acaba ficando cega, o que pode causar defeito em todo o produto. Outro diferencial é que possui grande potência sem perder a firmeza, garantindo maior segurança em seu manuseio.

Sendo bastante conhecida no meio de construção civil, marcenarias ou até mesmo na instalação de azulejos, a serra copo para concreto pode ser encontrada em diversos diâmetros, sendo cada desenvolvido para um fim específico, já que cada modelo possui características distintas de aplicações.

Para a escolha maia adequada ao uso, é preciso reconhecer o material que seus dentes são confeccionados, como por exemplo as serras diamantadas ou de aço.

É importante que se cheque se possui todos os dentes em vídea, se não está queimada ou se, no caso dos dentes diamantados, todos eles possuem uma camada de diamante.

O mercado oferece opções de uso para hobby, industrial ou profissional, por isso, deve-se informar para qual finalidade o produto será utilizado, assim o vendedor indica qual modelo será melhor aproveitado de acordo com a intensidade e frequência de uso.

Já a serra marmore é utilizada em pedras ornamentais, tijolos, cerâmica e blocos de concreto, tendo como finalidade cortes restos ou curvos e um disco de corte próprio com especificações para cada material.

Alguns cuidados devem ser tomados durante seu manuseio, como o aperto do disco no diâmetro correto sem utilizar a chave para troca, a regulagem da altura ajustada à profundidade do disco e o cuidado redobrado com seu cabo elétrico perto de regiões com água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *