Equipamentos industriais para facilitar as produções
A tecnologia tem colaborado bastante para que o processo de produção das grandes indústrias seja otimizado e facilitado. Existem muitos equipamentos que têm como função agilizar a produção e aperfeiçoar o produto final, para que os mesmo cheguem às mãos do consumidor final com muita qualidade.
Pensando em todas essas informações, criamos este artigo, que tem como objetivo elencar alguns desses equipamento, juntamente, com todas as suas funções e ações. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
Alguns equipamentos de automação industrial
A automação industrial é um setor tecnológico que tem crescido cada vez mais. Atualmente, as empresas precisam desses equipamentos para continuar produzindo em larga escala, com agilidade e sem perder a qualidade e o foco no produto.
A engrenagem helicoidal é um exemplo disso. Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que a engrenagem é o sistema de uma máquina que auxilia o funcionamento do motor e permite o funcionamento desta.
A engrenagem é uma peça mecânica ou peças mecânicas firmadas por rodas dentadas que juntamente com os eixos permitem os movimentos de rotação e potência. Existem vários tipos de engrenagens, sendo:
- Cilíndricas;
- Cônicas;
- Retas;
- Helicoidais.
A engrenagem do tipo helicoidal é formada por cilindros colocados de forma transversal, ou seja, em formato de hélice. Esse tipo de engrenagem é um dos mais utilizados, pois permite o empuxo ideal da carga, podendo transportar cargas muito pesadas.
Por conta dessa capacidade, esse tipo de engrenagem é muito utilizado em máquinas que precisem de altas rotações e possuem a vantagem de não fazer muito ruído. Também é necessário um mancal de funcionamento e forma eixos de 60º ou 90º.
Mas este não é o único equipamento bastante utilizado no meio industrial. O sensor indutivo também é bastante utilizado e trata-se de um dispositivo eletrônico que reage aos objetos metálicos, explorando a bobina de indução.
O objetivo disto é que quando a bobina de indução conduz uma corrente alternada, quando o objeto metálico ou corrente elétrica é posicionada dentro de um fluxo do campo magnético radiante, ele reaja a essa proximidade.
Essa peça é utilizada para substituir a chave fim de curso porque não necessita de contato físico, o que proporciona maior durabilidade, segurança e maior velocidade para um equipamento.
Portanto, trata-se de mais um item que possibilita um melhor e mais ágil funcionamento para máquinas utilizadas no setor industrial, melhorando e muito a produtividade.
Outras peças importantes
Além de encontrar esses itens, ao pesquisar por usinagem Ribeirão Preto, por exemplo,o consumidor poderá encontrar outras peças e equipamentos que possuem a função de auxiliar as indústrias em seus processos de produção.
Todas essas peças buscam mais agilidade e eficiência nos processos. Claro, é sempre importante buscar por empresas conhecidas e que garantam bons resultados para você e seu espaço de trabalho.
Um desses itens tão importantes e requisitados, é a cortina de luz, que é um transmissor fotoelétrico que projeta uma matriz de luz infravermelha para uma unidade que recebe essa luz.
Quando o emissor e o receptor estão instalados e funcionando e um objeto interrompe os feixes no campo de detecção, a cortina envia um sinal de parada para a máquina que está sendo protegida.
É importante salientar que a cortina de luz está dentro das normas de segurança exigidas no Brasil, como a NR 12. Esta norma regulariza a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos do setor industrial.
Por conta disso, a função da cortina de luz é proteger o operador dos perigos do posicionamento de um objeto ou quanto aos cuidados que devem ser tomados na realização de uma operação.
A proteção está quase sempre relacionado a prensas hidráulicas, prensas de moldagem, rebitagem, ilhas robotizadas, estampagem e entre outros.
Nesses procedimentos, a cortina de luz é utilizada visando a proteção dos dedos e da mão. A cortina também avisa o operador de uma máquina quanto à presença de pessoal para que se evite situações de exposição perigosas dentro da área protegida.
Portanto, trata-se de um equipamento de segurança muito importante e que precisa estar presente no setor industrial a fim de evitar acidentes e até mesmo danos ao maquinários.
A tecnologia proporciona cada vez mais facilidades que melhoram as condições de produções dentro das indústrias e facilitam a rotina dos trabalhadores.
Além disso, são itens que garantem o melhor funcionamento das máquinas, melhoram sua durabilidade e protegem a integridade dos trabalhadores. Contar com essas facilidades é primordial para o setor industrial e traz benefícios que somente esses itens podem garantir.