EquipamentosIndústriaProcedimentos

Equipamentos essenciais para a indústria

A indústria integra diversos segmentos, sendo responsável pela produção de vários elementos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Uma indústria funciona por conta de equipamentos e sistemas, que ao serem integrados, realizam atividades e produzem os materiais necessários. Esse artigo vai tratar sobre alguns desses elementos. Ficou curioso para conhecer? Confira quais são.

Os equipamentos para indústria

Como citamos acima, para a indústria funcionar são necessários diversos materiais, como o compressor de ar.

Esse tipo de ferramenta é fundamental para diversos setores, principalmente dentro do ambiente industrial e da construção civil.

Isso ocorre porque esse equipamento possui ar comprimido, que oferece ao setor uma distribuição de ar, de forma contínua, auxiliando no funcionamento do sistema pneumático (que trabalha com o deslocamento de gases). Ou seja, o uso desse equipamento pode ser eficiente em itens como:

  • Lixadeiras;
  • Cortadeiras;
  • Pistolas para pintura;
  • Uso de grampeadores;
  • Chaves de impacto.

Apesar de sua eficiência, é importante verificar se o ar produzido apresenta qualidade, pois ele deve ser considerado puro. Ainda sobre essa temática, existe o Secador de ar comprimido, que pode ser utilizado em conjunto com os compressores.

Esse material é fundamental para quem trabalha com o uso de ar comprimido, atuando de forma seca, para não afetar o funcionamento das peças, que estão acopladas dentro do sistema.

Secar o ar é evitar que a umidade se espalhe e afete todo o sistema pneumático presente na máquina.

O processo de secagem varia a depender do tipo de secador, sendo que em muitos casos ocorre a separação de gases para um material sólido, assim como de refrigeração.

Existem alguns modelos mais comuns de secadores, como o responsável pelo resfriamento do ar comprimido, assim como de material adsorvente, dentre outros.

Outro tipo de material bastante interessante que atua dentro da indústria é o Queimador industrial. Esse material atua na queima dos combustíveis, que aquece substâncias, fluidos e gases, que precisam de altas temperaturas.

Geralmente, a indústria precisa obter, em alguns segmentos, temperaturas extremas para trabalhar com eficiência em relação a alguns materiais.

Para se ter uma ideia, no caso do derretimento de metais, para fazer as caldeiras funcionarem ou até mesmo para aquecer o ar, esse tipo de equipamento pode ser uma ótima opção.

Por ser bastante necessário, esse material é de extrema usabilidade dentro da indústria, apresentando confiabilidade em seu uso, resistência e ainda, diversos modelos, a depender do tipo de necessidade industrial.

Como existem diversos tipos de trabalhos para ser desenvolvidos dentro da indústria, os modelos também podem sofrer alteração. Outro material que também lida com a presença de temperaturas elevadas é o uso do forno industrial.

Principalmente na indústria que trabalha com metais, que geralmente é a metalurgia e siderurgia, esses materiais precisam passar por aquecimento, também conhecido como cozinhar.

Por isso, o uso dos fornos são de extrema importância para que os metais consigam ser moldados.

Vale ressaltar a importância desses processos serem realizados de forma automatizada dentro da empresa, com auxílio de profissionais qualificados, visando evitar acidentes no ambiente de trabalho, por conta do trabalho com temperaturas extremas.

Você já ouviu falar em pintura eletrostática?

Os metais são muito utilizados tanto no ambiente industrial como estão presentes no cotidiano das pessoas, em muitas ocasiões, como no uso de eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis e edificações.

Alguns metais possuem um problema que é chamado pela química de oxidação. Esse processo se refere a distribuição de elétrons e se traduzem no seguinte resultado: ferrugem e desgaste do metal.

Por isso, para que ele não enferruje e garanta suas propriedades físicas e químicas, o metal pode receber uma pintura eletrostática, que consiste na aplicação de uma tintura a base de zinco, que é um material que serve como uma proteção ao metal, impedindo seu desgaste.

A aplicação dessa tintura é considerada um dos processos mais eficientes no momento de pintar um equipamento à base de metal. Devido tamanha importância, existem vários tipos de Equipamento de pintura eletrostática, que auxiliam nesse processo.

Além disso, esses equipamentos são considerados bastante versáteis, com aplicação ágil e cobertura completa.

Isso traz um bom acabamento para o produto, que possui mais valor para o mercado.

Geralmente, a aplicação dessa tintura pode acontecer tanto nos automóveis, como no setor da produção de eletrodomésticos.

Existem áreas especificas dentro da indústria que trabalham com esse material, de forma eficiente e com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *