Elementos importantes para as caldeiras
Uma indústria possui diversos elementos que fazem com que seus processos sejam reconhecidos e aprovados, e vão desde a instalação de máquinas modernas até mesmo a preparação de seus colaboradores com o curso NR 13 e de outras normas regulamentadoras.
O fato é que muito das indústrias precisam de equipamentos indispensáveis para suas atividades, e um desses equipamentos, ou melhor dizendo, dessas máquinas são as caldeiras.
As caldeiras sem sombra de dúvidas é uma das principais responsáveis pelas atividades industriais que nós conhecemos.
Elas possuem diversos modelos, que vão das eficientes caldeias com turbinas a vapor, passando pelos motores de combustão e motores elétricos, fazendo com que a indústria invista, tanto nas caldeiras como em seus colaboradores com curso operador de caldeira e assim por diante.
Esse artigo abordará alguns elementos importantes para as caldeiras, os seus principais tipos e quais indústrias podem usá-las para que seus processos sejam eficientes e seguros.
Entendo melhor o que é a caldeiraria
Todos esses procedimentos que vimos fazem parte de uma técnica chamada de caldeiraria. E a caldeiraria é responsável pela produção de peças em três dimensões em que há as chapas metálicas trabalhadas ultrapassam 2mm.
A caldeiraria é também responsável por produzir equipamentos de acordo com os projetos desenvolvidos. Assim pode-se obter com ela, mezaninos, guarda-corpo, chapas metálicas, estações de gás natural e outros.
Na caldeiraria industrial haverá a produção de equipamentos para a indústria como:
- Tubulações de alta pressão;
- Esteiras;
- Chaminés;
- Fornos;
- Estufas.
Assim, a caldeiraria industrial é de grande importância para que os sistemas de produção industrial funcionem de forma adequada e competente, transformando chapas e tubos de aço em equipamentos e ferramentas altamente importantes dentro do sistema.
Além da indústria o sistema de caldeiraria atende diversos outros setores como o rodoviário, o logístico e o da construção civil.
Divisões da caldeiraria industrial e caldeiras
Dentro da caldeiraria e montagem industrial há algumas subdivisões nas quais podemos citar a:
Funilaria/Chaparia – que é o trabalho com peças de aço com baixo teor de carbono, cobre, latão, alpaca e que a espessura ultrapasse 1 milímetro.
Chaparia – trabalho com todos os metais e também ligas metálicas com espessura inferior a 3 milímetros.
Caldeiraria leve e médica – uso de trabalho com aço de baixo e médio teor de carbono com espessuras maiores de 10 milímetros.
Caldeiraria pesada – são os trabalhos com chapas metálicas com aço e outras ligas com mais de 10 milímetros. A caldeiraria também é responsável pela inspeção em vasos de pressão e outros pontos que são importantes para o funcionamento pleno.
Indústrias que utilizam as caldeiras
Falaremos agora das indústrias que usam a caldeira para que seus processos sejam feitos de forma adequada e segura e assim por diante.
Os frigoríficos
A caldeira é importantíssima para o funcionamento de um frigorífico, isso porque o vapor gerado pela caldeira é usado em diversos pontos do frigorífico, por exemplo, na sala de abate, esse vapor ajuda no fornecimento de água quente, onde ocorre a lavagem de mãos e também a esterilização de utensílios.
A graxaria, outro setor dos frigoríficos que faz uso desses vapores é usados para que os digestores responsáveis pelo cozimento funcionem.
A limpeza das dependências do frigorífico depende dos vapores gerados pelas caldeiras, gerando uma limpeza mais eficaz e higiênica.
A indústria madeireira
Dentro dessas indústrias a caldeira possui diversas funcionalidades, principalmente com o fornecimento de calor necessário para a secagem.
A secagem é responsável por fazer com que as toras sejam responsáveis pela transformação em madeira, além de serrada, placas, compensados e laminados. A caldeira ajuda então a madeira a ter uma qualidade superior.
A indústria metalúrgica
Essas indústrias precisam de grandes cargas de energia para que as realizações sejam feitas e diversas de suas máquinas.
No caso, as caldeiras são mais usados por banhos químicas, de secagem, e também na pintura de componentes, em que o aquecimento promovido pela caldeira é essencial.
A indústria têxtil
Como as metalúrgicas, a indústria têxtil precisa de muita energia e vapor para que seja possível alvejar e tingir tecidos.
Há a necessidade também de realização de secagem das peças em grandes estufas.Assim, as caldeiras são importantes elementos dentro da indústria, desde que haja manutenção como a inspeção de caldeiras e vasos de pressão que asseguram a qualidade e a eficiência dessas ferramentas.