Conheça o desenvolvimento de materiais do nosso cotidiano
A indústria química é uma das mais importantes no segmento industrial, pois é ela a responsável pelo desenvolvimento de inovações em produtos que permeiam o nosso cotidiano.
No curso de engenharia de materiais, diversos novos tipos de substâncias são elaboradas com a finalidade de atender às mais variadas demandas, tanto do próprio mercado industrial, quanto do mercado comum.
Os novos materiais fabricados têm sofrido alterações importantes em suas composições, o que lhes garantem, agora, um leque maior de aplicabilidades, visto que a durabilidade está maior, assim como a resistência e a eficiência.
Como as inovações influenciam os processos de produção?
As inovações prometem garantir um mercado repleto de produtos que se encaixam as necessidades mais variadas.
Engenheiros químicos, de materiais e de alimentos são, quase sempre, os responsáveis por revolucionar essa área, já que estão sempre apresentando novidades em produtos e projetos.
As alterações em composições químicas, incrementação com novos elementos nas fórmulas originais, pesquisas de combinações que podem gerar outros tipos de substâncias, tudo isso é pensado e executado com o maior cuidado e precisão possível, para que os novos produtos sejam de confiança.
Com os serviços de consultoria em processos industriais é possível se ter um olhar mais direcionado às necessidades do mercado, o que faz com que os responsáveis pela criação de novos materiais tenham ciência das demandas que precisam atender.
Isso confere maior estabilidade às empresas, visto que elas investem no desenvolvimento de novos produtos já cientes de que eles terão um mercado consumidor considerável garantido.
Assim, com um mapeamento de processos preciso, a produção de inovações passa a ser mais eficiente e funcional, por contar com um planejamento que conferirá melhores condições de trabalho aos químicos e engenheiros envolvidos no processo.
Como é possível garantir a qualidade dos produtos fabricados?
O alto nível de tecnologia empregado nos processos de desenvolvimento confere maior qualidade aos novos materiais desenvolvidos.
Um desses produtos que vem sofrendo alterações significativas, é o abrasivo, material utilizado para o polimento, desgaste ou limpeza.
Ele pode ser natural ou sintético, e dentre os naturais, o mais eficiente é o diamante, por ter dureza maior que qualquer outro material.
Os abrasivos de materiais sintéticos são desenvolvidos em laboratórios e possuem maior pureza do que os compostos por minerais naturais, visto que estes dispõem de impurezas que os tornam inferiores, e não tão eficientes quanto os desenvolvidos cientificamente.
Há minerais, como alumina e zircônia, que aparecem de forma natural, mas que mesmo assim podem encarecer o preço do abrasivo, o que não é interessante, já que a intenção é aumentar a eficiência do produto, pelo melhor custo-benefício.
As pedras sintéticas, fabricadas para serem usadas como abrasivos, devem possuir grande dureza, para poder desempenhar suas funções com qualidade.
Os abrasivos para marmoraria estão entre os que passaram por processos de inovação, por parte da indústria química, altamente tecnológica, isso ocorre para assegurar à peça de marmore, um bom processo de polimento ou limpeza.
Outro material muito utilizado no dia a dia de todos, é o aço inoxidável, este é resistente às corrosões e às altas temperaturas.
Possui alta dureza, o que lhe proporciona resistência a impactos mecânicos, que em materiais com outras composições, geraria estragos.
A liga de ferro e crômio pela qual o material é composto, pode ter variadas funções na fabricação de produtos.
Em residências, por exemplo, é fácil de se encontrar uma pia de aço inox, que, dada a qualidade do material, seu uso é amplamente difundido.
Às vezes, nem toda a pia é confeccionada em inox, sendo apenas a cuba inox, isto porque essa é a parte que tem maior contato com a água, ou seja, a mais propícia a sofrer desgaste.
Com o avanço paulatino da tecnologia, os processos de desenvolvimento de materiais tendem a se tornar mais baratos e eficientes, isso é muito importante para promover uma melhora na vida útil dos objetos fabricados.
Todo o investimento feito para promover inovações na criação de novos materiais, se bem empregados, terão retorno certo, pois os consumidores procuram novos produtos que tenham durabilidade e qualidade, assim a compra será muito proveitosa.
Mesmo custando mais caro, objetos confeccionados com materiais de qualidade são muito procurados e consumidos, isso mostra a preferência dos compradores por artigos que possuem propriedades mais duráveis e vantajosas.
Compradores exigentes forçam as indústrias a reinventarem, até mesmo materiais já consolidados, como o aço, de forma que os profissionais da área venham a buscar novas composições que atendam às exigências feitas.