Equipamentos

Aprenda a escolher o melhor forno industrial

Escolher o modelo de forno industrial não é uma tarefa fácil. Afinal, existem inúmeros tipos, com diferentes finalidades, como é o caso do forno rotativo basculante, equipamento que fornece grande quantidade de calor a fim de mudar a composição química de um determinado material ou objeto, por exemplo.

No entanto, para escolher o melhor tipo de forno é preciso saber algumas informações relevantes, como o espaço disponível, finalidade de uso do mesmo, dentre outras.

Para ter uma breve ideia, existe um tipo de forno para cada segmento industrial. Portanto, fique atento aos próximos tópicos deste artigo, porque reunimos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor forno industrial. Continue com a leitura logo abaixo.

Forno para derreter alumínio

Tomando como base o exemplo dado acima, o forno rotativo é muito usado para o derretimento de alumínio. O processo de tratamento de alumínio consiste na inserção no material no equipamento, onde o calor é fornecido com o auxílio de um queimador.

Este queimador funciona a partir de um combustível, podendo ser querosene, gasolina, dentre outros. Dessa maneira, o alumínio torna-se fundido.

Em suma, o forno rotativo para alumínio consiste basicamente em uma câmara rotativa cilíndrica, que é hermeticamente vedada e oferece ao aparelho inúmeras vantagens nos processos de fundição de alumínio e outras ligas, como o aço.

Este tipo de forno foi desenvolvido para atender necessidades de automação do material fundido, além de respeitar as questões ambientais, este modelo ainda apresentar excelente eficiência de fundição, bem como um melhor desempenho.

Portanto, o forno rotativo é usado para o derretimento de materiais metálicos, a fim de realizar a fundição para o uso na indústria, como a criação de peças, por exemplo.

Veja algumas características desse tipo de forno:

  • Alta durabilidade;

  • Temperatura suficiente para a fundição;

  • Maior desempenho frente às atividades industriais;

  • Eficiência em cada aplicação;

  • Derretimento rápido.

Ainda cabe destacar que o forno rotativo industrial é um equipamento desenvolvido e construído para atender as demandas nos processos industriais.

Além de ser muito versátil e possuir alta eficiência diante dos mais variados processos, o maquinário oferece alternativas para diferentes procedimentos acerca da indústria.

Forno com esteira

No ramo da indústria alimentícia, o forno industrial com esteira é muito utilizado, especialmente para assar pizzas. O forno de esteira (simples ou duplo) pode ser considerado um dos mais completos, além de ser ótimo para grandes quantidades de alimentos.

O equipamento é muito preciso em termos de temperatura, uniformidade de cocção e produção. Ou seja, ele age diretamente no quesito produtividade, pois assa os alimentos com uniformidade e em altas quantidades.

Seu controle de temperatura, além de ser eficiente, possui um ajuste simples que proporciona com que ele atinja a temperatura ideal de maneira rápida e segura.

Ainda assim, o modelo também é usado no setor automobilístico, com o intuito de uniformizar algumas peças. Neste sentido, o forno de esteira contínuo possui câmara para austerização, câmara de resfriamento e conta com uma câmara de austenitização.

Recozimento isotérmico

Cabe salientar que este tipo de forno esteira conta com um processo chamado de recozimento isotérmico, sendo um procedimento caracterizado pela austenitização, em que a matriz existente tem a estrutura modificada para uma estrutura austenítica, por meio da alta temperatura.

Depois dessa austenitização, a peça automotiva tem sua austenita transformada isotermicamente, na região onde é formada a perlita. A técnica de recozimento isotérmico confere ótimas propriedades à peça, sendo altamente recomendável.

Veja algumas vantagens desse processo:

  • Confere mais resistência às peças;

  • Processo menos demorado;

  • Alta temperatura;

  • Qualidade em cada instrumento.

Cabe destacar que, primeiramente, a peça é resfriada rapidamente, até que atinja uma temperatura que esteja na região superior do diagrama de transformação isotérmica, uma vez que precisa ser mantida nessa mesma temperatura.

Depois, a austenita passa pelo processo de transformação, onde a peça é resfriada até a temperatura ambiente. O procedimento normalmente é feito dentro do próprio forno, para ter um resfriamento lento e uniforme.

Afinal, qual é o melhor tipo de forno?

Dos modelos citados acima, o melhor tipo vai depender da necessidade da empresa. Há organizações que buscam por melhor desempenho, enquanto outras preferem por agilidade atrelada à qualidade.

Além disso, grandes indústrias prezam pela segurança durante o manuseio do equipamento. Por isso, na hora de realizar a compra, o gestor deve analisar este fator em primeiro lugar. Com isso, escolher o melhor forno industrial será muito mais fácil, seguro e assertivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *