A manutenção ideal dos equipamentos industriais
A manutenção de equipamentos dentro das fábricas e indústrias, além de uma forma de aumentar a rentabilidade e garantir procedimentos mais otimizados, é uma obrigação prevista em lei.
Isso porque o risco de acidentes deve ser evitado ao máximo, assegurando a integridade física de todas as pessoas que estão nos ambientes industriais diariamente.
Mas você sabe quais são os equipamentos mais comuns a serem revistados e reparados? Além disso, qual a importância da manutenção e como ela é empregada? Outra dúvida muito comum nesse sentido é sobre as regulamentações do setor industrial.
No artigo a seguir, confira mais informações sobre o tema e fique por dentro de tudo o que deve ser feito para garantir a proteção dos colaboradores em diferentes segmentos.
Manutenção de equipamentos
Os equipamentos utilizados todos os dias nos mais diversos tipos de ambiente industrial são variados e podem realizar diferentes operações, conforme as linhas de montagem e de produção executadas. Dessa forma, podemos destacar as injetoras, que fazem parte do maquinário mais usual do setor.
A injetora, que pode ser movida tanto por meio de energia elétrica quando hidráulica, é responsável, como sugere seu próprio nome, pela injeção de componentes e produtos feitos de plástico ou outros materiais.
Por isso, ela está presente em uma das linhas de montagem e produção mais comuns do ramo: a injeção de moldes plásticos.
Com tamanha importância para as fábricas e indústrias, a Manutenção de injetoras é altamente necessária, em especial quando elas apresentam algum tipo de falha inesperada.
No decorrer de sua operação, no entanto, os serviços de reparo também podem ser necessários, pois a manutenção preventiva também faz parte do procedimentos que visam garantir o melhor funcionamento do maquinário.
Dentre as principais falhas e seus indícios que podem ser apresentados pelas injetoras, podemos destacar:
- Vazamento de óleo;
- Temperatura excessiva;
- Sons incoerentes;
- Contato com líquidos diversos.
Elaboração de inventário
Além da manutenção de maquinas, que é fundamental para assegurar a proteção dos colaboradores e os ciclos produtivos mais otimizados, a elaboração de inventário é um requisito obrigatório.
Dessa forma, sua apresentação aos órgãos fiscalizadores é uma exigência para todo tipo de indústria, exceto no caso de empresas de pequeno porte, como as microempresas.
Para conseguir obter essa regulamentação, vale a pena contar com uma assessoria especializada, obtendo, ainda, a planta baixa da fábrica e a locação de todos os equipamentos empregados.
Para o Inventário de máquinas e equipamentos nr12, é preciso que seja realizado um levantamento fotográfico e que todas as informações sobre cada máquina sejam devidamente apuradas e listadas, algo que as equipes de produção, manutenção e segurança podem fornecer de forma segura e eficiente.
O passo seguinte é a elaboração da planta baixa em sistema específico, o que possibilita a realização da rastreabilidade de mudanças com relação a cada equipamento alocado.
Por fim, a entrega do ART deve ser feita a partir do trabalho de um profissional devidamente habilitado, como engenheiros.
Esse procedimento se destina a áreas como:
- Indústrias têxtil;
- Indústria alimentícia;
- Setor madeireiro;
- Setor de móveis;
- Indústria de descartáveis plásticos;
- Indústria de plásticos;
- Setor frigorífico.
Norma regulamentadora
As normas regulamentadoras têm como objetivo promover condições de trabalho mais eficientes e seguras conforme as demandas internas de cada segmento industrial.
Quando estamos falando de maquinário, a Proteção nr12 prevê que a operação de equipamentos aconteça conforme as recomendações e obrigatoriedades do Ministério do Trabalho.
Desse modo, alguns exemplos de máquinas aos quais essa NR se aplica são:
- Guindastes;
- Máquinas transportadoras;
- Transportadoras industriais;
- Elevadores.
Embora pareça mera burocracia, vale lembrar que a obediência a procedimentos legais e normas regulamentadoras é o que salva centenas de vidas todos os dias em uma série de ambientes industriais de diferentes naturezas.
Isso porque, sem a garantia de que todo o maquinário apresenta perfeito funcionamento e de que as medidas de proteção estão sendo tomadas, o risco de acidentes fatais é alto.
Afinal, estamos falando de um ambiente de trabalho onde os profissionais lidam diariamente com peças extremamente pesadas, substâncias químicas de diversos tipos e até mesmo máquinas cortantes de grande porte, gerando mais risco em potencial. Por isso, um documento como o inventário das máquinas é um dispositivo de segurança é fundamental.
Além disso, o cumprimento às normas e obrigações de segurança no trabalho garantem mais rendimento para os processos de produção de montagem, gerando, ainda, mais bem-estar organizacional e resultados de qualidade.