A importância dos trabalhos da indústria química
As atividades econômicas e sociais que os indivíduos realizam todos os dias são importantes para a geração de produtos, principalmente na indústria, mas o trabalho em larga escala cria um problema.
Esse problema é a geração de resíduos, que se não for tratado com atenção, pode gerar sérias consequências e comprometer a vida das espécies animal e humana, além do tempo útil dos recursos naturais.
A grande quantidade de resíduos que são gerados, são divididos em grupos, com base do tipo de material que é utilizado durante o processo produtivo nas empresas.
Existem setores que concentram a sua atuação, nos estudos e pesquisas sobre os resíduos e como eles podem ser tratados e reutilizados na produção de produtos importantes na sociedade.
A importância do descarte correto de resíduos da indústria
Uma reutilização de resíduos gera o efeito de logística reversa e cuidado com o meio ambiente, ajudando a reduzir a quantidade de itens que são descartados incorretamente.
Um coprocessamento de resíduos é uma técnica que consiste em criar uma destinação adequada aos resíduos produzidos. É uma técnica que proporciona benefícios do ponto de vista ambiental, econômico e para a saúde humana.
O serviço do coprocessamento consiste a integração de dois processos: a queima de resíduos produzidos na indústria, evitando o descarte desenfreado nos aterros sanitários e fabricação de alguns produtos que necessitam de altas temperaturas nos seus processos produtivos.
Os benefícios desta técnica são: proporciona uma destinação segura e adequada aos resíduos perigosos, de acordo com a política de resíduos sólidos. É uma ótima solução definitiva para alguns resíduos, já que são totalmente destruídos e incorporados na fabricação de produtos.
Elimina o risco de passivos ambientais. Aumenta a vida útil dos aterros sanitários, pois, o coprocessamento é um serviço de descarte mais nobre do que jogar os resíduos nos aterros.
Os resíduos químicos, que são considerados altamente perigosos, precisam passar pelo coprocessamento, pois, a destruição completa elimina riscos que podem causar a saúde das pessoas, além de ter a possibilidade de reutilização em alguns processos produtivos.
A utilidade dos produtos químicos feitos em indústria
A indústria química é muito importante para as pessoas, pois, o trabalho diário dos profissionais da área química, são essenciais para a criação de produtos.
A pesquisa e análise de fórmulas e substâncias, é importante para entender o que pode ser unido ou não, pois, alguns compostos não podem estar juntos com outras substâncias, pois, podem causar reação química e efeitos perigosos.
O quaternário de amônio é um composto muito utilizado na produção de produtos cosméticos, domissanitário e farmacêuticos. Essa fórmula possui propriedades desinfectantes nos remédios e cosméticos.
Mercadorias que são feitas com o quartenário de amônio possuem a ação de agentes quando entram em contato com a superfície, ou seja, pode ser usada como detergente, mas, há outros benefícios como: antissépticos, umectantes, emulsificadores e germicidas.
O miristato de isopropila pertence à classe química dos ésteres. O isopropila é um líquido transparente e inodoro. É um excelente emoliente e lubrificante. A produção é feita com sintéticos a partir de ácidos graxos de origem vegetal ou animal. Essa fórmula é excelente, pois, ajudam na fabricação de:
- Óleos minerais;
- Óleos de silicone;
- Óleos vegetais;
- Pigmentos de maquiagens.
A isopropila potencializa a qualidade dos produtos facilita o espelhamento, eficiência como emoliente, ótimo lubrificante, agente de consistência, entre outros pontos positivos.
Produtos benéficos para a beleza e saúde
A indústria química não fabrica apenas produtos de limpeza e solventes. Os óleos são produtos multifuncionais e ajudam nos cuidados corporais e dependendo do produto, dos ingredientes da formulação, podem atuar até no tratamento de doenças.
O oleo de ricino, por exemplo, possui funções anti adstringentes, ajuda o sistema intestinal, pode ser colocado em misturas que induz o parto, serve para hidratação do cabelo e é inserido na fabricação de plásticos, lubrificantes, placas, entre outros produtos.
Há uma outra fórmula, usada nos produtos de beleza e higiene pessoal. A glicerina possui ação hidratante, lubrificante e emoliente, ajudando na absorção de água nos cabelos e na pele, promovendo maciez.
O colageno hidrolisado é uma proteína que age na matriz de constituição extracelular dos tecidos conjuntivos. Na indústria a produção deste produto pode ser em forma de cápsulas, em pó ou líquido.
Ajudam na reconstituição dos ossos, crescimento de unhas e cabelos, além da sua ação no tratamento de doenças nas articulações e ossos.
A atuação do setor químico, é muito importante em muitas funções, desde a questão de resíduos até na produção de produtos usados no dia a dia. Portanto, o trabalho dos profissionais da área é fundamental para o desenvolvimento de novas mercadorias que facilitam a rotina e de processos que podem ajudar o meio ambiente.