3 peças industriais que você precisa conhecer
Seja no maquinário das indústrias ou na composição de estruturas como a tubulação industrial, alguns acessórios são indispensáveis.
As válvulas industriais, por exemplo, possuem vários modelos, espessuras e finalidades. Mas basicamente, a ideia desse tipo de acessório é controlar algum tipo de substância.
Neste contexto, a válvula esfera bipartida é um item usado no bloqueio do fluxo de líquidos, gases e vapores que passam por uma tubulação industrial.
Há outros acessórios que complementam as tubulações ou outros locais de passagem dos fluidos. Em qualquer tipo de indústria, há produção dessas substâncias e nesse sentido, válvulas ou produtos como o Flange cego (uma peça que fecha válvulas e tubulações) são muito importantes.
Deste modo, essas peças industriais garantem segurança à operação e também servem para evitar o vazamento dessas substâncias.
Ou seja, não tem como não conhecer uma peça industrial dessa. Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre outras peças que podem ser encontradas no ramo industrial? Esse artigo pode te ajudar!
1.Válvulas industriais
Dentro do universo dos acessórios industriais, as válvulas são elementos com funções variadas dentro de uma tubulação industrial.
Algumas servem para reter líquidos, outras para abrir e fechar processos, e algumas para bloquear o fluxo dos fluídos.
Independente das especificações e modelos, esse produto é fundamental dentro de uma indústria. Conheça alguns tipos!
Válvula esfera bipartida
A Valvula esfera bipartida é um acessório que serve para o controle e o bloqueio de líquidos, gases e vapores.
Composta por duas partes, essa válvula é constituída por um corpo e por uma tampa, e pode ser encontrada de forma simétrica ou assimétrica.
Dentro da válvula, há parafusos e esse produto também conta com uma alavanca para facilitar o bloqueio de fluídos.
Na indústria, é comum encontrar a válvula esfera bipartida em indústrias do setor de gás e petróleo ou a indústria petroquímica, por exemplo.
Válvula solenoide
Nesta mesma linha, existem outros tipos de válvulas que podem ser encontradas tanto no ramo industrial como em projetos residenciais ou eletrodomésticos.
Um exemplo é a válvula do tipo solenoide. Na prática, esse dispositivo é formado em duas partes: o corpo e a bobina. Juntas essas peças são responsáveis pela regulagem dos fluidos e gases nos processos.
Especificamente na indústria, a valvula solenoide funciona como um produto de automação industrial. Ou seja, a partir do acionamento da bobina, esse aparelho pode fechar ou abrir conforme a condução da corrente elétrica.
E na prática, esse processo controla os fluidos e gases que circulam pela tubulação. Por isso, esse produto ajuda na automação industrial.
Afinal, garante que não haja vazamento de produtos químicos como gases inflamáveis ou gás natural. Independentemente de ser uma válvula solenoide ou outro tipo de válvula, esses acessórios trazem uma série de benefícios para a rotina industrial como:
-
Mais segurança nas tubulações industriais;
-
Maior praticidade nas linhas de produção;
-
Otimização das máquinas industriais;
-
Controle de substâncias perigosas/tóxicas;
2. Flange cego
Ainda dentro da linha de tubos e conexões industriais, os flanges são elementos que servem para unir os componentes de um sistema industrial.
O Flange do tipo cego é um dos modelos mais conhecidos entre esses acessórios. Diferente de outros aparatos, esse dispositivo não possui nenhum furo e é usado nas extremidades de tubulações industriais.
Há várias especificações para este item, mas de forma geral esse tipo de flange serve para travar fluidos industriais.
Outras aplicações como o fechamento de linhas industriais também são possíveis com o uso do flange cego. Por ser resistente à temperatura e à pressão, na linha dos flanges, esse é um dos mais adequados para tal finalidade.
3. Rolamento axial
Rolamentos são peças essenciais para a movimentação de engrenagens , máquinas industriais e sistemas que funcionam de forma semelhante.
Há vários tipos e dimensões de rolamentos, mas o Rolamento axial, por exemplo, é um dos mais conhecidos e usados na indústria. Na prática, esse modelo pode ser encontrado em dois formatos: com escora simples ou escora dupla.
No primeiro caso, a peça recebe carga em apenas um sentido, geralmente no meio dos eixos do equipamento/máquina. No segundo, as cargas são recebidas em dois sentidos.
Este rolamento tem esse nome porque nesta especificação, as peças funcionam sempre a partir de um eixo e não de outros movimentos de rotação.
Por fim, independente da peça industrial escolhida, é muito importante que as pessoas verifiquem se o acessório é certificado dentro dos padrões de qualidade.
Em essência, todas essas peças servem para otimizar os processos industriais, mas para que tudo funcione de forma adequada é preciso garantir a qualidade de fabricação.