EquipamentosIndústriaProcedimentos

Máquinas de corte e sua importância para a indústria

O setor industrial se desenvolveu muito nas últimas décadas, inclusive, contribuindo para os avanços rápidos das maquinas de corte e seus equipamentos – que sempre estiveram presentes e possuem grande aplicabilidade dentro dos setores industriais.

Com a implantação dessas e demais máquinas e equipamentos, a indústria tornou a sua produção mais rápida, dinâmica, contínua e eficiente. Com isso, os resultados foram aprimorados bem como a qualidade dos produtos fabricados.

Contribuindo não apenas para o desenvolvimento e produção, a máquina tornou o dia a dia do trabalhador que atua nesse ramo menos desgastante, mais simplificada e as atividades se tornaram mais fáceis de gerenciar.

Tipos de máquinas de corte

A indústria, de forma geral, atende todas as áreas e demandas da sociedade. Assim, há vários segmentos, processos e produções.

Acompanhando esse cenário, o mesmo ocorre com a maquina de corte, que possui diversas aplicações, dimensões e funções dentro da indústria.

Com um nome intuitivo, essas máquinas foram projetadas e elaboradas para realizarem os cortes de diversos materiais e produtos, conferindo formas e dimensões necessárias para que o projeto seja realizado de forma correta.

Desde o corte para metais até para calçados, com equipamentos como o balancim de corte para calçados, as máquinas de corte se tornam agentes facilitadores e são essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Plasma

Um dos principais cortes da indústria, essas máquinas são utilizadas no processo de corte de metais condutivos de eletricidade.

Foram desenvolvidas na década de 1950 e, com passar do tempo e desenvolvimentos tecnológico, muitos itens foi incorporados nesses equipamentos e até hoje são utilizadas no setor industrial.

Laser

O laser é um utensilio bem afiado e que não sofre desgaste. Sendo um dos métodos mais refinados e tecnológicos, esse corte é utilizado em diversos segmentos industrias e confere ao processo:

  • Precisão;
  • Velocidade no corte;
  • Versatilidade – corta diferentes superfícies;
  • Agilidade.

Basicamente, essa operação é feita por meio do calor. Isso porque um feixe estreito de luz é produzido para conferir às peças as formas desejadas.

Além disso, com a melhoria das ferramentas tecnológicas, essas máquinas passaram a ter um custo mais acessível também.

CNC

Também sendo um resultado do desenvolvimento tecnológico, são conhecidas no mercado como máquinas de corte de controle numérico.

Basicamente, esses itens são aplicadas na confecção de peças metálicas para automóveis, moldes de ferramentas e refrigeradores.

Assim, são adaptáveis tanto no tamanho quanto no formato, atendendo as especificações de cada negócio.

Soldagem

Além de cortar, a indústria também une materiais e, para realizar esse processo em oficinas, serralherias e metalúrgicas há a maquina de solda.

Essas ferramentas são utilizadas para soldar as peças. Por serem locadas em ambientes mais rústicos e usadas com frequências, essas máquinas são bem resistentes.

Há modelos mais novos e os mais antigos. Sendo uma evolução das máquinas há o modelo de solda invertida, que tem como principais características o seu tamanho compacto e sua facilidade de transportar esse equipamento.

Equipamentos de corte e outros modelos

As máquinas atuais de corte foram construídas com o auxilio de tecnologias e algumas contam ainda com peças e equipamentos que fazem com que o seu trabalho seja ainda mais preciso e sofisticado.

O resultado pode ser percebido nas peças que eles ajudam a construir como o eixo de transmissão, um dispositivo redondo que permite a conversão de velocidade de motor em torque. Ou seja, um eixo da engrenagem.

O seu processo de funcionamento é conhecido como redução de engrenagem e é essencial para dar potencia e impulsionar o motor. Essa é uma peça utilizada na roda de carros e automóveis, por exemplo.

Além desse equipamento tem também o eixo sem fim, que serve para realizar a transmissão mecânica, com um funcionamento semelhante aos eixos de transmissão.

No entanto, o modelo o sem fim permite um controle, qualidade e precisão maior dos movimentos. Além disso, são equipamentos versáteis, podendo ser produzidos em diferentes tamanhos e escalas, atendendo as demandas de cada negócio ou empreendimento.

Segurança

Tanto as máquinas como os equipamentos e os progressos tecnológicos foram ótimos para a indústria e também a sociedade que utiliza diariamente produtos industrializados.

Assim, o desenvolvimento da indústria contribuiu para o progresso social e econômico e vice e versa.

Para que os resultados sejam alcançados, no entanto, é preciso ter muito cuidado e atenção ao manusear os equipamentos, principalmente os de corte.

Nesse cenário, a segurança precisa ser uma prioridade e um requisito para os resultados alcançados, por isso é preciso investir em equipamentos que tenham medidas de segurança e também em uma mão de obra especializada pra reduzir ao máximo os riscos que esses equipamentos oferecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *