EquipamentosPeças

Detalhes importantes sobre o torno CNC

Muitos tipos de ferramentas e dispositivos são imprescindíveis para diversas demandas de usinagem e produção industrial.

Ao facilitarem processos que precisam contar com eficácia e precisão, vários mecanismos possibilitam o desempenho total de sistemas e máquinas operantes.

Por isso, é muito importante conhecer mais sobre as possibilidades no setor e entender como diferentes composições podem fazer toda a diferença no sucesso produtivo.

Seja em usinas, fábricas ou diversos tipos de indústria que possibilitam uma série de utensílios utilizados popularmente na vida contemporânea.

No artigo a seguir, confira alguns procedimentos e ferramentas extremamente fundamentais para se obter a máxima performance no setor.

Tornos CNC

Desenvolvido para otimizar a produção de peças usinadas de revolução ou cilíndricas, um torno de engenharia mecânica é composto de duas bases, também conhecidas como barramento.

Sobre elas, correm dois eixos, sendo eles o X (diâmetro da peça) e o Z (comprimento da peça).

O objetivo é possibilitar que os mecanismos amparados por essa ferramenta sejam cada vez mais precisos e satisfatórios, garantindo a fabricação rentável e conforme a demanda existente no segmento em questão.

Dessa forma, torno cnc é muito utilizado em sistemas de usinagem de precisão e possui controle numérico computadorizado.

A partir de sua estrutura com dois eixos, ele trabalha em plano cartesiano e utilizando tanto eixo X quanto eixo Z em movimentos lineares e circulares.

Composição

É possível encontrar, de acordo com a aplicação da ferramenta, versões em que existem mais eixos, como Y e C, sem falar em Torno CNC com ferramenta acionada, que oferece ainda mais desempenho para atividades mais complexas e que demandam aparatos específicos.

Alguns exemplos são quando há ocorrência de furos deslocados do eixo Z, perfis que utilizam eixo C em sincronicidade com os demais eixos e, ainda, de faces planas fresadas a partir da utilização do eixo Y.

Dentre os componentes do programa desse dispositivo, estão:

  • Cabeçalho;
  • Perfil inicial;
  • Perfil final;
  • Dados de corte;
  • Definição de ferramentas;
  • Ciclos fixos.

O cabeçalho é a sequência de códigos que permitem a execução de comandos específicos e altamente precisos. Com isso, é possível ir da matéria-prima (perfil inicial) à peça acabada (perfil final).

Com parâmetros de corte, por sua vez, é possível maximizar a precisão oferecida pela ferramenta.

Esses parâmetros são:

  • Velocidade do corte;
  • Rotação da placa;
  • Avanço do movimento;
  • Profundidade do corte.

É muito importante, ainda, definir os perfis e as classes que serão utilizados.

De acordo com as ligas e dureza dos materiais a serem usinados, é possível fazer a escolha mais adequada de ferramentas, optando por aquelas que atenderão com alto desempenho à necessidade existente.

Por fim, encarregando-se de desbastar peças até que cheguem ao perfil final pós-usinagem, os ciclos fixos facilitam a programação do dispositivo.

Calibração

Como você deve imaginar, é necessário que haja alta precisão em todos os procedimentos industriais que envolvem a produção de diversos sistemas e utensílios que fazem parte da nossa vida cotidiana.

Mas como garantir que os resultado serão absolutamente precisos?

Por meio de ferramentas especializadas em fornecer informações exatas sobre variados processos importantes.

E para que essas ferramentas apresentem o máximo em desempenho, elas precisam estar devidamente reparadas e em funcionamento pleno, o que pode não acontecer devido a diversos fatores como desgaste e uso incorreto prolongado.

Por isso, é fundamental realizar a calibração periódica desses dispositivos, possibilitando que eles estejam estáveis e sejam confiáveis durante todo o tempo de uso.

Sem a exatidão necessária, muitos processos produtivos correm risco de serem descartados e graves prejuízos podem ser uma consequência desagradável da negligência com a manutenção de equipamentos de medição.

Quem busca Calibração de instrumentos rio de janeiro pode encontrar serviços qualificados, voltados para a otimização dos aparelhos e a recuperação de sua performance máxima.

Além de possibilitar a produção adequada, isso também garante a segurança dos operadores.

A periodicidade com que a calibração deve ser feita varia de cada aparelho, do setor onde ele é aplicado e da frequência de seu uso.

O manuseio correto também é uma forma de prevenir que esse tipo de dispositivo se desgaste.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre utensílios que são essenciais na produção de indústrias e usinas.

Vale contar com serviços especializados de manutenção com cada tipo de ferramenta utilizada, em especial no caso de demandas mais específicas, como Assistência técnica torno cnc romi.

O importante é ter a garantia de um bom desempenho por meio de procedimentos que asseguram a qualidade e a vida útil dos dispositivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *