Sensores: importância e principais tipos

Os sensores são uma invenção de 1950 que se tornaram peças fundamentais para a automação industrial com o passar dos anos e, principalmente, o avanço das tecnologias.

Eles são utilizados em diversos tipos de aplicações nas indústrias, comércios e até mesmo nas residências, onde são aplicados aos mais variados equipamentos eletrônicos.

Responsáveis pela detecção de movimentações, os sensores são dispositivos que podem ser facilmente encontrados no dia a dia, desde o sensor de estacionamento até equipamentos mais específicos, utilizados nos ambientes fabris para contagem de material, controle de direção e muitas outras aplicações industriais.

Trata-se de um dispositivo que tem capacidade para detectar e repassar informações com eficiência. Ele é acionado diante da ocorrência de um estímulo.

Depois que um sensor recebe um estímulo, ele emite um sinal para que as informações coletadas pelo equipamento sejam convertidas e interpretadas por outros dispositivos.

A importância dos sensores

Existem equipamentos voltados para todos os tipos de aplicações. Um exemplo são os sensores empregados para a segurança dos profissionais que operam o maquinário, regulamentado pela NR-12 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho.

Esse tipo de sensor de segurança para o funcionamento das máquinas caso o operador infrinja alguma norma de segurança ou posicione alguma parte do corpo em um local de risco.

O funcionamento dos equipamentos está baseado em alterações no ambiente relacionadas à aproximação, calor, luz e entre outros fatores, dependendo da sensibilidade do aparelho.

Principais tipos de sensores

De uma maneira geral, pode-se dizer que os sensores podem ser:

  • De detecção de pressão;
  • Para a segurança;
  • Sensor de temperatura ou imagem;
  • De detecção de nível;
  • De medição de vazão.

Já com relação aos mecanismos mais comuns, pode-se citar: os sensores indutivos, capacitivos, fotoelétricos, a laser, magnéticos, ultrassônicos, e ainda os transdutores linerares, de pressão e barreiras fotoelétricas.

Sensores indutivos

Os sensores indutivos, ou de proximidade, são dispositivos eletrônicos usados para a detecção de partes e peças em ferro, aço, alumínio, latão e aço inox.

Sensores capacitivos

Os sensores capacitivos têm capacidade para detectar qualquer tipo de massa, e por isso costumam ser aplicados na detecção de materiais não metálicos.

Dentre eles é possível citar os plásticos, madeiras e resinas. geralmente esse modelo é empregado para a detecção do nível de líquidos e sólidos.

Sensores fotoelétricos

O sensor fotoelétrico é capaz não só de realizar a detecção automática de peças, como também dos próprios produtos manufaturados nas linhas de produção.

O dispositivo realiza a detecção por meio de um chaveamento de saída com transmissor de luz e receptor. Trata-se de um modelo que se destaca pelo oferecimento de informações como contraste, luminescência, distância, cor e entre outros aspectos.

Sensores a laser

Em comparação com os modelos fotoelétricos, os sensores a laser oferecem mais precisão, devido à alta sensibilidade. há modelos tubulares com alta resolução destinados a diversos tipos de aplicações.

Sensores magnéticos

Feito para detectar o campo magnético gerado por um ímã, o sensor de presença magnético pode ser aplicado também para detectar o acionador magnético, monitoramento de válvulas lineares ou cilindros pneumáticos.

Sensores ultrassônicos

Os ultrassônicos funcionam pela emissão de sinal com detecção e processamento da intensidade e tempo de retorno, para a detecção de objetos e formas.

Sensores transdutores lineares

Esse tipo de equipamento detecta a existência ou posição de peças dispensando a necessidade de contato. Isso contribui para eliminar o desgaste das peças e aumentar a vida útil do equipamento.

O modelo apresenta grande resistência mecânica e contra choques, e por isso costuma ser instalado em ambientes severos ou na presenta de agentes contaminantes e poluidores.

Sensores de pressão

Os sensores de pressão são aplicados para o monitoramento de materiais como o ar comprimido, gases ou líquidos. Eles podem ser microprocessador com alta resolução, e muitas vezes dispõem de display.  Há modelos com diversos tipos de saída e faixas de pressão.

Barreiras fotoelétricas

As barreiras fotoelétricas são equipamentos que geralmente são empregados para a segurança humana. Há versões para o corpo inteiro, ou proteção para dedos, mãos e braços, juntamente com controlador de segurança.

A escolha dos sensores industriais mais adequados vai depender unicamente do objetivo da sua instalação. Por isso, é de extrema importância a avaliação das condições do ambiente e a reflexão sobre o que se pretende detectar, medir ou avaliar com os equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima