Pintura industrial: conheça esse processo

O ambiente industrial é um local diferenciado, pois todas as suas necessidades são maiores e precisam de produtos mais complexos ou, no mínimo, em grande quantidade.

Isso porque um local, como uma fábrica ou uma indústria, contém uma atmosfera mais agressiva, uma vez que muitos tipos de produtos e diferenciados elementos que podem até ser tóxicos são utilizados o tempo todo.

Devido a isso, elementos mais fortes devem estar presentes na pintura industrial, que é mais potente em relação ao que estamos acostumados a ver e lidar, como uma tinta acrílica lavável.

Então, para que você possa saber um pouco mais sobre esse tipo de pintura diferenciada e quais seus principais pontos e componentes, acompanhe o texto, pois ele irá demonstrar variados exemplos e explicações. Leia e confira.

Como funciona a pintura industrial?

A pintura industrial é um elemento muito importante para o meio, pois é ele quem proporciona uma enorme camada de proteção aos ambientes. Ela pode ser aplicada tanto no local, em suas paredes e pisos, quanto em máquinas industriais e diversos outros componentes.

Pode ser utilizada em todos os tipos de superfícies, no entanto é mais focada em locais metálicos e materiais carregados eletricamente. A tintura é utilizada através de uma pistola para pintura, que utiliza tinta em pó.

Essa pistola usa a tinta que costuma também ser epóxi, uma tintura feita para todos os tipos de locais, com o objetivo de que dure, mesmo no meio industrial, e possa ter uma utilização e fixação tranquila, sem nenhum problema.

Dos elementos usados para pintura, a pistola para pintura eletrostática pode ser encontrada em diversos tamanhos, e é diferenciada, pois funciona como um aparelho pistão de alta pressão e faz com que o pó da pintura seja pulverizado.

Seu sistema se chama airless, e faz com que o elemento tenha forma de leque, cobrindo uma grande parte com uma espirrada de funcionamento. A pintura airless possui um alto rendimento e consegue pintar até 1000m² rapidamente quando utilizado da forma correta e com experiência.

Outros benefícios seus são:

  • Grande alcance;
  • Deixa a tinta mais homogênea;
  • Funciona em todas as superfícies possíveis;
  • Evita desperdício;
  • Preparo fácil.

Há muitos tipos de equipamentos airless disponíveis que podem ser comprados, cada pistola dessa será a partir da preferência de cada pessoa e, claro, a necessidade também. Além disso, existem bicos que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema.

Quais são os tipos de bico para pistolas de tinta?

O mais conhecido e utilizado é o bico aspersor, conhecido também como bico de spray, que pode ser utilizado para muitas finalidades no meio industrial, pois é realmente um pequeno gigante neste meio de fábricas e suas necessidades.

Sua utilização pode ser feita em torres de resfriamento, que são maquinários cuja finalidade é refrigerar todos os componentes industriais que trabalham com altas temperaturas, pois são responsáveis por jogar e pulverizar a água quente sobre o enchimento da torre. Assim essa área recebe um aumento de área de contato com água e enchimento do ar.

Mas também esses bicos aspersores são utilizados para a tintura airless, porque a partir de sua abertura e sua potência ele proporciona algo que somente um jato não consegue alcançar com sua forma um pouco mais simplificada.

Eles basicamente possuem furos muito pequenos bem distribuídos, e alguns deles rodam quando são iniciados. Com isso, uma “chuva” de elementos passa a ser aplicada no ambiente desejado, como água em plantas, resfriamento de tanques e tintura nas paredes.

Seu desempenho é enorme, aumenta todo o alcance possível aplicado e ainda faz com que o local tenha seu trabalho terminado de modo muito mais rápido. Assim é necessário esperar somente mais uma secagem e aplicar outra demão quando necessário.

Lembre-se sempre que o bico pulverizador, assim como a tintura em pó que pode ser misturada e aplicada em compartimentos para serem utilizadas por compressores na hora da tintura, é sempre uma boa pedida para locais que trabalham com componentes mais agressivos.

Se você tem uma empresa ou quer realmente terminar alguma pintura de forma rápida, prática e cheia de qualidade, sem que seja necessário retocar de pouco em pouco tempo, aposte em todos esses equipamentos e chame um profissional para fazer o restante do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *