Peças plásticas e suas seguranças na fábrica
O plástico é muito usado tanto no ambiente industrial, quanto no mundo. É um produto muito versátil e está presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em garrafas, celulares, partes de carros ou outros.
Isso porque é um tipo de material barato e pode ser usado em quase todos os tipos de ambiente e produtos. Seu uso é tão amplo que, atualmente as empresas começaram a reutilizar esse produto em um tipo de reciclagem.
Tal uso é muito benéfico, pois resulta em uma economia para a indústria além de ser uma medida sustentável, de forma a preservar o nosso meio ambiente.
Com isso, os lixos começaram cada vez mais serem jogados corretamente em seus locais corretos, ao invés de serem somente deixados em um local, começaram a reciclá-lo e mandar essa nova matéria prima para empresas afins.
Empresas de peças plásticas
Com a modernização da indústria e de suas tecnologias, surgiu um tipo de segmento que trabalha apenas com a injeção de peças plásticas somente.
É um tipo de trabalho que não é dificultado, mas necessita da produção de profissionais já especializados em produtos e máquinas afins.
Esse tipo de empresa trabalha moldando o plástico em máquinas chamadas extrusoras. O material é aplicado em seu interior com corantes e outros itens desejados e planejados anteriormente.
Após a finalização do processo e resfriamento do material, o objeto sai com o formato do molde projetado.
Isso é feito a partir de uma injeção que o plástico participa e proporciona toda essa transformação. Hoje em dia, para falar a verdade, é quase que impossível não usar esse método para moldar peças, sejam elas quais forem.
É possível fazer modelos de todos os objetos, como peças de automóveis, casinhas de cachorros, móveis, objetos decorativos, entre outros. Ou seja, quase tudo no mercado que possui plástico passa por essa etapa.
Para que você entenda um pouco mais sobre a máquina injetora, iremos explicar seu funcionamento com mais detalhes, assim elucidando melhor o tipo de trabalho exercido e o seu funcionamento.
Esse processo de fabricação é muito usado pois possui vantagens como enorme produtividade, flexibilidade, qualidade dimensional e ampla utilização.
De modo geral, as etapas de produção são:
- Fechamento do molde;
- Dosagem;
- Preenchimento;
- Recalque;
- Resfriamento;
- Extração.
O fechamento do molde é a primeira etapa, que é feito por meio de dois tipos de movimentação, ou hidráulica ou elétrica. O molde deve sempre estar fechado corretamente para que essa placa injetora possa possibilitar a aplicação correta do plástico.
Já na dosagem, o material plástico será derretido e amolecido para poder ser injetado no molde na etapa de preenchimento. Ele é muito rápido de ser feito.
Após isso, é a hora de tornar todo esse preenchimento homogêneo, com o recalque, que ajuda a reduzir o vazamento. Depois disso o resfriamento começa a ser feito para que os moldes possam acelerar seus feitos.
Com o resfriamento já terminado, é a hora de extração do produto, momento em que que o plástico moldado está seguro e pronto para ser retirado.
Lembre-se que todos esses momentos devem ser feitos com a proteção de equipamentos de epi para sua segurança.
Equipamentos de Proteção Individual na indústria plástica
Para que você possa trabalhar de forma segura em ambientes como esses, você deve utilizadas o EPI’s, que é um conjunto de equipamentos de proteção proporcionado pela empresa.
Esse setor profissional se compões de materiais quentes e perigosos. Assim, é considerado uma área de risco, na qual alguns funcionários podem se acidentar enquanto exercem seu trabalho.
Para que isso seja evitado, é obrigatório o uso de bota de segurança preta e outros diversos equipamentos.
Cada tipo de função no meio industrial necessita usar alguns tipos, mas não necessariamente todos que a norma regulamentadora dos equipamentos exige. Supondo, que você irá trabalhar com alguma máquina no solo, não precisará de cinto de segurança, etc.
Assim, os equipamentos devem se adequar as necessidades de cada ambiente de trabalho.
Algumas das peças mais usadas na indústria do plástico são óculos, máscaras, protetores auriculares, luvas especiais, bota de segurança, entre outros.
Os que forem exigidos e pedidos pela local serão entregues para cada funcionário, que também receberá palestras e treinamentos de como usar e entender o porquê de usar cada peça.
Mas, como já sabemos, todas essas precauções são tomadas para que o trabalhador possa trabalhar sem se machucar ou ter algum incidente com sua saúde e integridade física. Assim, o local pode trabalhar tranquilamente e sem riscos.