PeçasProdutos industriais

O que são e para que servem os compostos de borracha?

Os setores de desenvolvimento de lençóis de borracha e de compostos deste material tem crescido muito no mercado brasileiro. Por esse motivo, a tecnologia aplicada nesse meio tem recebido grande investimento.

Acompanhe agora algumas novidades do segmento:

Composto de Borracha

Os produtos compostos de borracha são utilizados em vários setores da indústria, tais como:

  • Indústria automotiva;
  • Indústria Calçadista;
  • Pneus;
  • Artefatos de borracha;
  • Asfalto;
  • Coxim de borracha;
  • Batentes de borracha;
  • Artefatos técnicos;
  • Buchas de borracha;
  • Correia transportadora;
  • Entre outras.

Então se entende assim que todos esses produtos feitos de borracha, são, na verdade, resultados do uso de composto de borracha, ou seja, para produzir um produto de borracha é preciso não só do elastômero, mas sim de um conjunto de elementos, onde cada um tem uma função especifica.

O composto de borracha à base de borracha natural, por exemplo, possui propriedades importantes, como boa resistência ao calor que suporta uma temperatura entre 80º e 90º, resistência a tração combinada com elasticidade, e resistência a temperatura mais baixa podendo chegar até -50º.

E é assim que quando se desenvolve um produto, o cuidado deve estar nessas informações, para descobrir se a borracha natural é ou não a mais adequada para desenvolver o produto desejado, porque obviamente ela também possui características que facilitam a perda de suas propriedades.

Existem os seguintes tipos de base de borrachas que fazem parte do conjunto composto de borracha:
Composto de borracha a base de borracha Epdm: este tipo de borracha possui resistência ao calor e a baixa temperatura, resistência ao envelhecimento, ao ozônio e reagentes químicos, tem boa elasticidade e é um ótimo isolante.

É utilizado para fabricar artefatos como tubo emborrachado, mangueira para radiadores, vedação de vidros e portas e etc.;

Composto de borracha a base da borracha Neoprene: o composto neoprene é excelente para impactos.

Ele também apresenta resistência boa a intempérie, ozônio, envelhecimento, reagente químicos, boa elasticidade em temperatura baixa e não é muito inflamável, com resistência de temperatura de 90º. Podem ser utilizados na fabricação de batentes de borracha com parafuso, por exemplo, já que é bom para resistir impactos;

Composto de borracha a base de borracha Nitrílica: este tipo de base tem como característica boa resistência a baixa temperatura até -40º; resistente a óleos, solventes e combustível; resistência a abrasão e fadiga dinâmica. Possui baixa permeabilidade a gás e tem pouca elasticidade.

A borracha nitrílica nunca deve ser usada para fabricar artefatos para condutores de energia elétrica, pois ela é um semicondutor que pode passar energia elétrica se estiver próximo ao um sistema elétrico. Sua aplicação principal na fabricação de artefatos tipo anéis O ring estático, mangueiras e tubos para aplicação pneumática e hidráulica, guarnições, etc.;

Composto de borracha a base de borracha de Viton: a borracha em Viton é perfeita quando utilizada em altas temperaturas, sendo um composto muito bom por resistir a combustíveis e produtos químicos agressivos. É usada para vedantes especiais que entram em contato direto com temperaturas elevadas entre 150º a 200ºC;

Composto de borracha a base da borracha de Silicone: possui ótima resistência a altas e baixas temperaturas, tem boa flexibilidade, excelente como isolante, resistente a ozônio, oxigênio e radiação.

Sua característica principal é a boa resistência a químicas como óleos de motores, óleos naturais vegetais e animal, líquidos hidráulicos e para travões a base de glicol, permeável ao gás e vapor de água.

É aplicado nas indústrias farmacêuticas, automobilísticas, aeronáutica e naval. Os artefatos construídos com ela são: diafragmas de borracha, revestimento de rolos de borracha, Rolete de borracha, componentes eletrônicos de borracha, estufa de borracha, tubos de borracha, mangueira de borracha, vedantes de borracha, cabos de borracha e outros.

Lençol de Borracha

O Lençol de borracha tem o papel de proteger as peças de máquinas e conjuntos logísticos que compõem o conjunto de equipamentos das indústrias que trabalham com elementos químicos, e outros cenários com alta quantidade de energia e desgaste são aplicados.

Pode ser fabricado com todo o tipo de composto de borracha visto acima, mas o ideal é escolher o melhor tipo para o uso especifico que for aplicado.

O lençol de borracha reveste as partes dos conjuntos mecânicos. É usado em manutenção de rede elétrica por possuir isolante de eletricidade, porém nesse tipo de uso o que conta é a espessura do lençol.

Portanto, esse artefato atua em duas áreas principais: a industrial e elétrica. Na elétrica ela deve suportar voltagem elétrica, isolamento e manter a segurança do eletricista; e na área industrial ela deve suportar elementos químicos, de corrosão, abrasão, cortes e impactos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *