AçoPeças

O mundo do aço e suas características

Com grande durabilidade e resistência, o aço representa grande porcentagem dos metais aplicados no meio industrial, sendo formado por uma liga de ferro e carbono.

Seu processo de fabricação resulta em tipos variados do material devido a aditivos, por exemplo, o aço ferramenta, que corresponde à um segmento significativo neste cenário. Isso se deve ao fato de que são processados justamente em prol de alcançar um elevado padrão de qualidade.

Há cerca de 100 tipos de aço ferramenta, porém, de forma geral, a indústria aplica uma gama reduzida em relação a esta quantidade. As aplicações mais comuns, são:

  • Ferramentas de torno;
  • Brocas para concreto;
  • Ferramentas de corte;
  • Matrizes para gravação.

As classificações são variadas e quando são divididos conforme a finalidade e atributos, como a temperabilidade, é possível citar o aço resistente ao choque e o para trabalho a frio.

O primeiro tipo apresenta uma liga de variação ampla, o que se reflete em sua temperabilidade que pode apresentar ampla divergência.

Esse fator corresponde a capacidade da liga de ser endurecida com a exposição ao calor e posteriormente ter a temperatura reduzida.

De acordo com a temperabilidade, um determinado nível da dureza permanece dependendo da condição de resfriamento.

Já os aços para deformação a frio são caracterizados pela alta temperabilidade, assim como a dureza que atingem após o processo.

Neste contexto, também é interessante citar que diversos processos são aplicados para a criação de objetos desse material, sendo um deles a usinagem, que é uma alternativa que engloba diferentes etapas, como a perfuração e o torneamento.

Além disso, é amplamente visada para a criação de peças finas e objetos mais complexos. Sendo assim, pode ser desenvolvida para diversas finalidades, desde parafusos, até autopeças.

O que é oxicorte?

oxicorte corresponde à outro tipo de processo que pode ser aplicado em meio a fabricação de materiais compostos por metal.

Neste caso, se trata de um método que visa o corte por meio de combustão contínua e localizada, que é viabilizada pela ação de um jato de oxigênio que atua em um ponto submetido ao aquecimento prévio por uma chama oxicombustível, ou seja, uma chama resultante da queima de gases.

Assim como em outros processos, diferentes equipamentos são necessários para um processo de corte eficaz. Neste caso, a estação de trabalho deve contar com itens como instalações centralizadas ou cilindros de gás combustível, mangueiras de alta pressão para condução dos gases, elementos de segurança e maçarico de corte.

O maçarico corresponde à um equipamento responsável pela mistura do gás combustível com o oxigênio puro de aquecimento, emitindo uma proporção correta para a chama. Além disso, também tem a funcionalidade de gerar um jato de alta velocidade para a realização do trabalho.

No que diz respeito à estrutura do maçarico, há uma série de válvulas de controle do fluxo de gases e de tubos de gás. Além disso, os equipamentos podem ser manuais, combinados e específicos, cabe ao profissional identificar o modelo mais favorável para o corte.

Aspectos do corte a laser

As empresas de corte a laser em sp também contam com grande importância para o processo de confecção das peças de aço.

É um método que consiste na aplicação de feixes de luz concentrados para a realização de furos e cortar formas a partir das folhas de aço.

Ainda mais, trata-se de um processo vantajoso principalmente devido a  precisão que apresenta para o trabalho de peças mais complexas e finas, viabilizando também a obtenção de um acabamento mais limpo.

É importante citar que grande parte das máquinas que são aplicadas para o corte a laser conta com dois elementos de destaque: a cabeça e a mesa.

A partir da cabeça o laser é projetado, enquanto na mesa, o material é disposto para o corte. Esses elementos são constantes, porém, podem estar presentes em diferentes configurações, depende do sistema de produção que será aplicado na indústria.

Conforme pode ser observado com as informações apresentadas ao longo do texto, o aço é explorado das mais diversas maneiras e em meio aos processos empregados, também há grande diversidade do material.

Tanto o material, quanto os processos a serem empregados, devem ser escolhidos com cautela, principalmente para garantir o resultado almejado e evitar prejuízos na produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *