Fabricação tubos e conexões para a indústria

Seja para transportar fluidos ou para constituir estruturas de engenharia civil, tubos e conexões são muito usados no segmento industrial.

Disponíveis em diversos modelos, há um tipo adequado para cada tipo de projeto, o que colabora com a eficiência de linhas de produção e com a construção de estruturas mais seguras e estáveis.

Entretanto, boa parte das pessoas que utiliza tais itens não sabe como eles são fabricados, ou mesmo os equipamentos que são usados para tal. Aprenda a respeito disso a seguir:

 

Podem ser usados vários materiais

Por muito tempo, os metais foram os principais componentes usados na fabricação de tubos e conexões. Além de sua alta resistência e durabilidade, as peças feitas nestes materiais podem ser unidas com o uso de uma máquina de solda, em um procedimento simples e rápido.

Um bom exemplo são as tubulações de casas antigas, que são feitas majoritariamente de cobre. Entretanto, mais recentemente houve o desenvolvimento de uma série de polímeros plásticos mais modernos, como o PVC. Sua resistência, bem como sua versatilidade, tem feito com que eles sejam cada vez mais usados na confecção de tubos.

Ainda assim, vale ressaltar que nem todos os materiais são adequados para todos os projetos. No caso das estruturas de engenharia civil, ainda devem ser usados os modelos em metal.

Os canos fabricados em polímeros plásticos devem ficar restritos ao transporte de fluidos, tendo em vista que eles não são capazes de suportar muito peso.

 

A extrusão é o método mais comum

Existem diversos métodos de fabricação para confeccionar tubos e conexões. Por conta disso, as empresas que os confeccionam podem escolher o melhor, de maneira que a curvadora de tubos preço seja tão baixo quanto o possível para o consumidor – mas sem perder a qualidade.

Apesar disso, existe um método que se sobressai aos demais quando o produto a ser confeccionado é um tubo: a extrusão. Nela, a matéria-prima que comporá o produto é colocada em um recipiente cilíndrico, do formato exato do produto acabado, sob pressão. Desta maneira, ele adquire rapidamente as características do recipiente.

Por mais eficiente que o método seja, ele nem sempre é suficiente para que o item fique pronto, pois normalmente, é preciso fazer retoques e acabamentos, procedimentos realizados por meio do torneamento mecânico.

No caso de instalações mais complexas e que requerem mais exatidão, também pode-se usar a usinagem. Trata-se de um procedimento que consiste basicamente em esculpir o cano a partir de um bloco bruto de matéria-prima – algo que, atualmente, pode ser feito com o auxílio de um computador.

Este método, porém, requer equipamentos complexos e mão de obra qualificada, aumentando seu custo.

 

Pode-se usar uma calandra

Em determinadas situações, os tubos prontos precisam passar por algumas adaptações para que melhor supram as necessidades do projeto.

A boa notícia é que há um equipamento específico para tal: a calandra de tubos. Trata-se de um maquinário com a função de curvar ou desempenar materiais metálicos, podendo fazer adaptações no formato de tubos ou até mesmo fazer com que chapas assumam um formato parecido ao tubular.

Porém, ao escolher uma calandra para usar, é preciso ter cuidado: há versões criadas para trabalhar com outros materiais, como o papel. Portanto, é preciso certificar-se de que o item pretendido de fato foi feito para metais.

 

A máquina de solda é usada na montagem

Tubos são usados para distribuir fluidos em uma série de ambientes e contextos. Entre eles, estão:

  • Edificações;

  • Indústrias;

  • Redes de distribuição de água;

  • Redes de escoamento de esgoto;

  • Redes de distribuição de gás.

 

Nota-se, portanto, que tais itens costumam ser usados em projetos de alta complexidade. Assim, é comum que haja a necessidade de se unir diversos tubos, com o objetivo de transformá-lo em um só.

Além de usar encaixes específicos para tal, no caso dos modelos metálicos pode-se usar uma maquina solda com este fim. Este aparato aquece o metal, fazendo com que uma parte dele se funda. Quando ele se solidifica, estará unido à peça com a qual foi conectado. Todo o processo acontece em questão de minutos.

Entretanto, o calor requerido para realizá-lo o torna um procedimento de risco, tendo em vista as faíscas resultantes dele. Para evitar acidentes, o operador deve proteger o rosto com uma mascara de solda e as mãos com luvas de couro grosso.

 

O processo requer medidas de segurança

Da mesma maneira, o processo de fabricação de tubos em si também exige algumas medidas de segurança. Afinal, nele lida-se com materiais em alta temperatura, que podem causar sérias queimaduras.

A boa notícia é que há uma série de equipamentos avançados no mercado, prontos para oferecer toda a segurança de que os funcionários precisam. Um deles é a máscara de solda automática, que faz ajustes no visor de forma autônoma para melhorar a visibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima