Equipamentos de segurança presentes em laboratórios

Os laboratórios são itens que demonstram ter uma alta importância para a sociedade como um todo. Presentes em universidades e fábricas em geral, esse tipo de local é utilizado para que se busque soluções e se entenda processos por intermédio de visões empíricas fornecidas pela ciência.

Deste modo, com o uso dos laboratórios é possível chegar em fórmulas em relação à produtos de ordem alimentícia, farmacêutica, cosmética e dentre outros setores que necessitam da realização de pesquisas para desenvolverem os seus respectivos produtos.

Porém, há um fator que o laboratório possui e outros ambientes de trabalho não possuem: o constante contato e manuseio com substâncias nocivas ao homem.

Quando se está realizando algum tipo de pesquisa ou manipulação em um laboratório, muitas vezes se está mexendo com elementos químicos que se mostram nocivos ao homem, sendo que o contato com o corpo pode vir a causar uma série de danos que muitas vezes podem ser graves.

Um outro aspecto relacionado com a segurança, é o fato de que alguns desses itens são inflamáveis -e acidentes ou descuidos em sua manipulação, podem acarretar em incêndios.

Tendo em mente todos esses problemas e possíveis acidentes, é necessário que os responsáveis por esses ambientes tenham a devida precaução para com uso de equipamentos de segurança para que se evite ou minimize a ocorrência desses incidentes. É exatamente disso que vamos falar nesse texto.

Logo abaixo, estaremos definindo um pouco sobre itens e equipamentos que devem ser utilizados nos laboratórios, para que haja uma prevenção e combate a incendio, além de itens que visam minimizar o prejuízo do contato de substâncias perigosas nos profissionais.

Tem interesse em saber como deixar o seu laboratório mais seguro para aqueles que ali trabalham? Se a sua resposta for sim, continue com a sua leitura e logo abaixo entenda melhor os detalhes essenciais desse meio, além dos pormenores que o compõem.

Projeto de proteção contra incêndio

projeto de proteção contra incêndio é exatamente o que sua denominação propõe – buscar evitar ou combater a chance de incêndios em determinados locais.

Um edifício, principalmente, o ambiente de um laboratório onde estão diversas substâncias consideradas inflamáveis, é necessário que se tenha um projeto de combate a incêndios, e esse criado por um projetista que tenha a devida responsabilidade e a qualificação exigida para o exercício da função.

A questão também é chamada de projeto preventivo contra incêndio e faz o trabalho de realmente tentar precaver o ambiente da ocorrência de incêndios.

Quando se decide elaborar um projeto como esse, é necessário que se fique atento as Normas de Segurança contra Incêndio, de modo que essa irá orientar a localização ideal dos itens que vão fazer o trabalho de prevenção, as características técnicas dos mesmos, a demanda de água, assim como outros fatores.  São eles:

  • Instalações de gás combustível;

  • Proteção contra descargas atmosféricas;

  • Sinalização contra descargas atmosféricas;

  • Sinalização de emergencia;

  • Sistema de alarme e etc.

Armário corta fogo

Você já ouviu falar do armário corta fogo? Bom, basicamente esse item é recomendado para que sua instalação seja realizada como forma de armazenamento seguro de substâncias químicas que são consideradas inflamáveis em geral.

De modo que se evite que pequenos princípios de incêndio venham a espalhar as chamas e se agravar no local.

Sendo assim, o uso do armário corta fogo preço é necessário e obrigatório segundo a NBR 17.505 sendo passível de multa para aquelas instituições que não a cumprirem. Ou seja, o armazenamento de álcool, thinner, solventes, tintas e gasolina devem ser submetidos a esse tipo de proteção.

Chuveiro e lava olhos de emergência

Sendo utilizado em casos onde há o contato de profissionais com produtos químicos nocivos, o chuveiro e lava olhos de emergência é devidamente utilizado para retirar a substância da pessoa, e minimizar o efeito do produto.

Esse equipamento trabalha soltando um fluxo de água controlado, tendo velocidade baixa e permitindo que ocorra a descontaminação de forma eficiente.

Sendo altamente necessário em locais como laboratórios de pesquisa e laboratórios químicos, é ideal para minimizar acidentes que envolvam substâncias de ordem química.

Enfim, todos equipamentos que visem prevenir ou minimizar incêndios e acidentes nos laboratórios se mostram válidos, e isso vai desde o hidrante, até as portas corta fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *