Equipamentos

Entenda sobre cada modelo de cabeamento

O modelo de cabo UTP é um dos mais usados para conexão de redes de computadores com fios. Ele foi desenvolvido pela Electrical Industrial American (EIA) em conjunto com a Telecomunications Industrial American (TIA), que investiram na pesquisa de um meio de comunicação para redes que fosse eficiente. Após essa pesquisa, a Bell Laboratories desenvolveu o cabo UTP (Unshilded Twisted Par).

Os cabos UTP foram padronizados pela norma EIA/TIA-568, norma esta que é utilizada na padronização do cabeamento, de edifícios comerciais e de serviços de telecomunicações. Esse modelo de cabo pode ser blindado ou não, no Brasil por exemplo, segue-se as normas da ANATEL de acordo com a ISO/IEC 11801.

O cabo blindado possui uma fita aluminizada ou malha metálica em toda sua extensão. Ele é utilizado em ambientes que tenham um alto nível de interferência eletromagnética evitando assim, a perda e a interrupção do sinal. Eles podem apresentar dois tipos; X ou Y, o modelo de blindagem X é conhecido como blindagem global, que envolve todos os pares, e Y de blindagem individual, par a par. Por conta de sua blindagem especial, seu custo também é mais elevado e sua utilização é recomendada em distâncias de até 100 (cem) metros, ou expostos diariamente às intempéries do tempo, em distâncias maiores é recomendado o uso de cabos de fibra ótica.

Os cabos sem blindagem, também conhecidos como cabo utp cat 5e, são utilizados tanto em redes domésticas quanto em redes industriais, pelo seu fácil manuseio e instalação. Conseguem transmitir dados com taxas de transmissão de até 100 Mbps, a uma distância de até 100 (cem) metros. Sua estrutura é composta por quatro pares de fios entrelaçados, revestidos por uma capa de PVC, e recomenda-se o uso em locais que não tenham interferência eletromagnética e nem exposição a umidade.

Existem atualmente 10 categorias de cabo que são:

  • Cabo Cat.1, utilizado em telefonia e linhas de modem;
  • Cabo Cat.2, para sistemas legados, IBM 3270;
  • Cabo Cat.3, recomendados para taxas de transmissão menores que 16 Mbits/s (cabos de telefonia);
  • Cabo Cat.4, que se tornou obsoleto;
  • Cabo Cat.5, substituído pelo 5e;
  • Cabo Cat5e, utilizado em conexões de fast ethernet em substituição do modelo Cat.5;
  • Cabo Cat.6, criado para rede de Área Local (LAN);
  • Cabo Cat.6a, que foi adicionada blindagem de acordo com a norma ABNT;
  • Cabo Cat.7, também blindado e com uma taxa de transmissão a partir de 1 gigabit por segundo;
  • Cabo Cat.7, utiliza os quatro pares de cabos entrelaçados;
  • Cabo Cat.8.1, que se encontra em desenvolvimento;
  • Cabo Cat.8.2, também em desenvolvimento.

Tipos de cabos e sua utilização

Existem, além dos cabos UTP, diversos tipos de cabos para transmissão de dados. Nos últimos tempos, um tipo bem comum é o cabo USB, que é utilizado amplamente em periféricos de computadores como por exemplo; scaners, mouse, teclados, celulares e câmeras fotográficas, além de diversos outros aparelhos eletrônicos do nosso dia a dia.

No mercado de áudio e vídeo, utilizam diversos tipos de cabos e entre os mais comuns está o P2, utilizados normalmente para conectar fones de ouvidos nos aparelhos de mp3, compact disc, celulares, computadores e uma gama de outros aparelhos que reproduzem áudio.

Também é comum encontrar o modelo de cabo RCA, para efetuar conexões de áudio entre receivers e caixas acústicas, e vídeo em aparelhos de VHS e DVD, além de cabos coaxiais, que normalmente fazem a conexão de antenas externas nas residências, cabos VGA que fazem conexão nos monitores de computador, cabos DVI que normalmente tem a mesmo função do VGA, mas é completamente digital, cabos HDMI, S-Video, entre outros.

Esquema de cores e ligação dos fios aos conectores

Os cabos UTP apresentam um esquema de cores para cores, que segue o padrão telefônico onde os cinco primeiros pares usam o primeiro fio branco, o segundo será da cor vermelha, a cor preta será no terceiro conjunto, o quarto usará a amarela e o quinto a cor lilás. A segunda cor segue seguinte ordem; azul, laranja, verde, marrom e cinza. Formando assim até 25 conjuntos de cabos distintos, onde o primeiro será um cabo entrelaçado branco e azul e o vigésimo quinto será lilás e cinza.

A norma institui EIA/TIA-568-B que dois tipos de montagem; a T568A é um processo que utiliza a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho, e o padrão de montagem T568B usa as cores branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho, exatamente nessa ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *