EquipamentosPeças estruturaisProdutos industriais

Confira as diferenças entre 3 tubos na indústria

Aplicadas em refinarias de petróleo, alimentos e remédios, as tubulações industriais servem para conduzir fluidos de uma bomba para um tanque, através de uma conexão.

Essencialmente, é usada na divisão de fluídos como gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar grande parte do custo dos equipamentos ou 25% do custo total da instalação.

A tubulação é uma coleção de tubos e acessórios, voltados a um método industrial. Características para levar em conta na hora de escolher um tubo industrial:

  • Fluído conduzido: Geralmente, têm semblantes de resistência ao desgaste (corrosão), sujeiras, contaminações, ph, ambientes toxidez, entre outros;
  • Condições de serviço: Diz respeito a temperatura e a pressão. Devem ser notáveis as condições extremas, mesmo que sejam eventuais ou transitórias;
  • Resistência mecânica: O equipamento deve ter força semelhante aos esforços (sobrecargas externas, reações de dilatação térmica, peso, vento e entre outros);
  • Disponibilidade dos materiais: Com isenção do aço carbono, as ferramentas usadas na produção dos tubos têm limites e disponibilidade;
  • Custo dos materiais: Conceituam-se todos os gastos, tanto os diretos como os indiretos, já que são o tempo de vida e os custos de reposição e paralisação do sistema;

Grau de Segurança – O grau de segurança dependerá da resistência mecânica e do tempo de vida;
Resistência ao escoamento – Perdas de carga. Deve ser transmitida a maior potência possível com a menor perda.

Os tubos têm diversas funções que podem atender muitas necessidades

O tubo sifão é um equipamento para ser instalado como dispositivo de proteção, para instrumentos de pressão como termômetro, pressostatos, etc.

Quando este for aplicado em linha de vapor d’água ou processos com temperatura elevada, que supera o limite indicado para o instrumento de pressão funcionar com segurança.

O líquido fica confinado nas voltas do sifão, gerando uma zona de baixa temperatura e é essa porção de líquido, que irá ter contato com o sensor do instrumento.

Protegendo da alta temperatura, evitando que atinja diretamente o mesmo. Para um melhor desempenho, recomenda-se enchê-lo com água ou com outro líquido de separação.

O sifão é um ótimo tubo, porque impede que gases ou até mesmo o mau cheiro voltem para o interior do local, que o tubo está sendo utilizado.

Entre os setores que mais utilizam o tubo calandrado se destacam o automotivo, naval, ferroviário, papel e celulose, sucroalcooleiro, mineração, entre outros, onde o seu papel é fundamental para garantir bons níveis de atuação do sistema em geral.

A produção de tubos calandrados, acontece por conta do método de calandragem, nesse procedimento são usados em diferentes metais como: aço carbono, alumínio e inox.

São modificados em variadas estruturas, entre elas, tubos, por meio da passagem pelas calandras. O tubo calandrado de inox, é um dos que apresentam melhores características dentro dos meios industriais.

Já que se trata de um material com boa resistência mecânica e de grande durabilidade. A resistência do tubo desse tipo, também se deve ao fato de que alguns tipos de aço inox, possuem defesa contra a corrosão.

Esta que torna o tubo calandrado muito útil, para locais que trabalham com substâncias corrosivas. Dentre os tubos, o pead é uma excelente escolha já que tem diversos benefícios.

Conheça o tubo PEAD

O tubo pead corrugado para dreganem é corrugado por fora e liso por dentro, se apresenta como a melhor opção, ao definir uma solução definitiva em projetos de condução e drenagem.

Em lugares que as circunstâncias de trabalho são péssimas e as cargas são relativamente muito altas. A configuração desse tipo de tubo, é elaborado com uma inovação de ponta.

Permite empregar esse mesmo tubo em diferentes larguras, independente das circunstâncias do projeto. Benefícios dos tubos pead corrugados:

  • Versatilidade nas diversas aplicações – pode ser utilizado em diversas áreas;
  • Peso do material muito mais leve – muito mais leve do que materiais de aço;
  • Muito flexível – pode ser dobrado em pequenos raios de curva;
  • Alta resistência à corrosão – não enferruja;
  • Baixo atrito – a superfície interior é lisa, dispensando o bombeamento;
  • Resistência ao impacto – resistência contra quebra e danos;
  • Fácil transporte e instalação – por conta do peso, o transporte e a instalação são muito práticos;
  • Resistência química – não reage com outros elementos.

O tubo pead corrugado é um material de qualidade superior. Este modelo de tubo é feito de Polietileno de Alta Densidade, dando ao tubo maior resistência física, principalmente no que se refere à corrosão.

Desta forma, o tubo pead corrugado para drenagem se torna ideal para aplicações em ambientes mais complicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *