Indústria

Dicas para indústrias alimentícias

A diversidade presente na indústria alimentícia se reflete nos recursos que são aplicados, afinal, para a comercialização de alimentos ou de produtos para finalidades variadas alimentícias, é preciso que etapas diversas sejam atendidas.

Neste contexto, é importante que os itens empregados sejam escolhidos com cautela, principalmente para assegurar uma produção de qualidade, como o uso de itens em aço inox e uma escolha cautelosa das embalagens.

No caso de recursos de inox, uma das maiores vantagens desse tipo de material, é que conta com resistência a corrosão.

Além disso, é interessante abordar que a fabricação ocorre com grande diversidade de medidores que apontam a espessura do calibre e como consequência, a resistência.

É necessário observar que quanto mais baixo for o indicador, mais grosso e forte será o aço. Entre os principais benefícios, além da resistência a corrosão, estão os seguintes aspectos:

  • Não transfere odor para os alimentos;
  • Fácil de higienizar;
  • Resistente a manchas;
  • Resistente ao calor.

Por essas razões, é um tipo de material amplamente aplicado em locais com grande exigência em relação a higienização. Um exemplo de item que pode ser aplicado em setores da indústria alimentícia é a estante aço inox.

Diversos modelos podem ser encontrados, com quantidades de prateleiras distintas, entre outros recursos. Sendo assim, é preciso analisar qual é a necessidade a ser atendida para garantir o produto ideal.

Assim como qualquer material, o inox tem suas particularidades e não é diferente quando se trata dos cuidados que devem ser estabelecidos. Por exemplo, para limpar, basta detergente neutro e água com pano ou esponja macia.

Em nenhuma situação se deve utilizar escova metálica e esponja de aço, pois podem causar danos severos, além de favorecer a corrosão e contaminações na superfície.

O uso da seladora a vácuo

Conforme citado, a parte de embalagem tem grande importância para a indústria alimentícia e nesse cenário, é interessante citar a aplicação da máquina seladora a vácuo, que pode ser muito favorável para potencializar a conservação de diversos alimentos, como carnes, queijos, pizzas, peixes e comidas congeladas.

Dessa maneira, também contribui com a rentabilidade, uma vez que o desperdício pode ser amenizado.

Uma vez que a seladora extingue o oxigênio, se torna uma alternativa interessante para embutidos e carnes por causa do controle microbiológico, que ajuda a retardar a deterioração, assim como a viscosidade.

Para evitar perfurações e outros tipos de danos, é interessante que essas embalagens contem com recipientes grossos de plástico.

É muito importante que o item mais adequado seja selecionado para a produção, principalmente no que diz respeito aos recursos da máquina, pois a capacidade de produção e dimensões atendidas podem variar.

Alternativas interessantes para o setor alimentício também podem envolver a possibilidade de efetuar o controle de quantidade, pesagem e até mesmo temporizador.

Como escolher a prateleira ideal?

As prateleiras são itens imprescindíveis para contribuir com a organização de diversos locais e não é diferente quando se trata de setores que integram a indústria alimentícia.

É fundamental que a peça seja de qualidade, principalmente para evitar manutenções constantes e prejuízos severos. Afinal, diversos materiais podem ser encontrados, como a prateleira aço inox, madeira e a prateleira de ferro.

A de inox conta com as características anteriormente apresentadas, ou seja, facilidade de limpeza, resistência a corrosão e durabilidade.

De forma geral, as prateleiras de madeira podem ser muito vantajosas, porém, quando se trata de cozinhas industriais, é preciso analisar o tipo de acabamento, pois a higiene e segurança devem ser uma prioridade.

Já no caso da alternativa de ferro, é importante que conte com acabamento adequado, em especial, para obter maior resistência a oxidação.

Além do material, também é necessário observar o tamanho, medida e local adequado para a instalação, afinal, a acessibilidade deve ser favorecida, tanto para a higienização, quanto para utilizar e visualizar os itens dispostos nas prateleiras.

Se pode observar que não só no caso das prateleiras, como em todos os itens apresentados ao longo do texto, a cautela para escolher deve existir, principalmente ao considerar a importância dos cuidados com a higiene, segurança e qualidade.

Na dúvida, é válido ressaltar a importância de contar sempre com profissionais qualificados, não somente na aquisição, como na instalação e possíveis manutenções, que também são importantes para prolongar a vida útil de diversos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *