A utilização de tubos de aço na indústria

Uma indústria é composta por diversos métodos e que possibilitam que a produção seja mais efetiva. E isso é dado por diversos elementos, como máquinas e tubos que otimizam o tempo e o uso de matéria-prima adequada para determinadas produções.

Uma das formas que podemos citar como fundamental para o desenvolvimento de uma indústria é a utilização de ponte rolante para gestão do estoque e outros.

Porém, além das máquinas, com certeza o uso das matérias-primas é o que mais chama atenção dentro de uma indústria. E um dos principais elementos que vem chamando a atenção no seu uso é a utilização do aço.

O aço é importante porque está em diversas aplicações dentro da indústria, desde o começo das cadeias produtivas até a formação de máquinas e equipamentos agrícolas.

Além disso o aço é usado em outros pontos como a construção de estruturas para:

  • Construção de usinas hidrelétricas;
  • Construção de usinas termelétricas;
  • Estruturas na construção civil;
  • Maquinário geral.

O aço é usado em grande parte na indústria no formato de chapa ou então de tubo. Esse artigo abordará os tipos de tubos usados na indústria principalmente aqueles que são usados para compor mezanino de aço e entender que tipo de material é esse.

O que é o aço?

O aço é um tipo de liga metálica que tem diversas vantagens e aplicabilidades. Há claramente diversas diferenças nos mais diferentes modelos de tubulação.

Um exemplo são os tubos galvanizados que são incrivelmente resistentes a mudanças climáticas, principalmente a corrosão causada pela umidade. O processo de galvanização é bastante usado nesse tipo de material, pois é uma blindagem feita no material.

A galvanização permite que o rack metalico empilhavel seja mais resistente à diversos problemas como a corrosão. A galvanização nas tubulações de aço também permitem que o material adquire novas características como melhor condutividade, melhor soldagem, maior tipo de dureza superficial.

Também o processo de galvanização garante que a aparência estética melhore, tornando esse tipo de tubulação mais usado nos projetos arquitetônicos. Grande parte da manipulação dos tubos na indústria podem ser feitas com talha eletrica ou manual.

Modelos de tubulação de aço para indústria

O aço é um tipo de liga metálica muito importante para o desenvolvimento de diversos processos industriais, e o seu principal uso é na confecção de tubos para tubulações e outros tipos de aplicações. E por conta de ser bastante versátil os tubos possuem diversos modelos que veremos.

Tubos quadrados

Os tubos quadrados de aço são aplicados em diversos setores da indústria. Sua composição pode ser encontrada com costura ou sem costura, e sua apresentação pode ser encontrada no modo galvanizada ou preta.

Os tubos quadrados podem ser usados em máquinas como ponte rolante manual, na indústria de fundações e estruturas metálicas, como qualquer setor que precise de materiais de alta resistência a impactos e esforços mecânicos, principalmente por conta de uma grande concentração de carbono.

Tubos retangulares

Os tubos retangulares são usados principalmente para montagens e desenvolvimento de estruturas metálicas. Assim, ele é encontrado em vigas e colunas de sustentação.

Isso acontece por conta de seu estilo geométrico, e por conta disso é usado em fundações, suportes para piso de metal, em mezaninos. Tem aplicações na construção civil, engenharia, arquitetura em estruturas de grande porte.

São muito usados também em maquinários que precisem de resistência e durabilidade.

Tubos redondos

Os tubos redondos são muito importantes dentro da indústria, servindo de tubulação para passagem de substâncias como de fiações elétricas ou outros elementos. É possível encontrar esse tubo com costura longitudinal.

É usado também na indústria da construção civil principalmente na arquitetura ajudando na construção de brinquedos para parquinhos, corrimões de escadas, equipamentos médicos e outros.

Tubos redondos de condução

São fabricados com ou sem costura, ou então pode ser encontrado com solda longitudinal. São encontrados também em perfis galvanizados, e possui diversos modelos de bitolas, larguras e espessuras de parede.

Esses tubos podem ser submetidos a processos de usinagem, transporte de água, ar comprimido, gases e vapores ordinários. Tem grandes aplicabilidades na construção.

Assim como um curso de empilhadeira o uso dos tubos estão condicionados a planejamento do que será que vai ser utilizado, para que então as demandas sejam atendidas de forma completa e eficiência, dando segurança aos processos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *