A energia elétrica e sua utilização

O ambiente Industrial, como qualquer outro local que necessita de energia elétrica, tem um grande trabalho a se fazer quando está sendo construído.

Isso porque além de toda a planta de construção, é necessário ter a planta de tubulações e principalmente de instalações elétricas.

Atualmente, quase 90% de tudo que fazemos no mundo é necessário que haja energia elétrica. É realmente uma necessidade e tanto, principalmente para uma sociedade tão dependente de internet e de tudo que a tecnologia nos proporciona.

Ou seja, para ter um funcionamento pleno de uma Indústria, é necessário que a energia esteja funcionando perfeitamente e que, principalmente, não tenha nenhum tipo de curto-circuito, problema ou outra complicação.

Para que você saiba mais sobre esse universo, acompanhe o texto, pois ele irá falar sobre todos esses serviços. Leia e confira

Instalações e a energia elétrica na indústria

Tão importante quanto qualquer outra parte da estrutura, os serviços de instalações elétricas são feitos por empresas especializadas e que trabalham com esse tipo de prestação de serviço.

Eles estão ao lado das empresas de construção e ajudam a instalar, remover, reinstalar e também fazer a manutenção de todas as peças e equipamentos.

Essas instalações compreendem a implementação física de componentes elétricos e todas as suas ligações e conexões entre fontes geradoras de energia e cargas elétricas. Algumas das partes desse tipo de serviço são:

  • Infraestrutura de instalação;
  • Medição e proteção;
  • Cabeamento;
  • Controle.

A engenharia civil juntamente com as empresas de instalações elétricas fazem com que seja possível o funcionamento de tomadas, pontos de luz e todos os outros elementos possíveis.

No entanto, uma instalação comercial ou residencial é muito diferente da industrial, isso porque enquanto as duas primeiras opções são um pouco mais simples, tendo em sua estrutura apenas interruptores e lâmpadas, a industrial necessita de sistemas de medição mais complexos, diferentes consumos energéticos e fases, controles de relés e processos de proteção de máquinas e equipamentos de manutenção.

O tamanho das fábricas resultam também o tamanho de sua complexidade. Entenda um pouco mais a seguir sobre alguns dos principais elementos que esses locais necessitam.

Quadro elétrico

O quadro elétrico industrial é um painel que contém disjuntores, fusíveis e, um serviço de proteção e todos os componentes elétricos devem estar presentes.

O disjuntor irá evitar queda de fases, incêndios e qualquer tipo de fuga de corrente. Ele está preparado de uma forma correta, complexa e segura dentro de normas regulamentadoras.

Assim como qualquer outro item estrutural, esse elemento precisa estar dentro das especificações técnicas estabelecidas pelas normas vigentes no setor, e essas normas fazem com que acidentes e diversos outros problemas sejam evitados.

Principalmente nos sistemas elétricos, que são elementos que lidam com forças muito grandes e devem ser sempre controladas.

Esse painel é aplicado e isolado em setores que tenham toda a estrutura necessária para contar com todas as responsabilidades do serviço, organização e também, principalmente, seu grande funcionamento.

Ou seja, justamente por ser algo tão poderoso e tão complexo é necessário que somente pessoas com o conhecimento nesse tipo de trabalho lidem com seus processo. Além disso um ambiente próprio isolado é totalmente necessário para que nenhum acidente venha a ocorrer.

Além dos complexos painéis industriais, a empresa ainda trabalha com produtos mais simples e acessíveis, como painéis residenciais. Em ambos os casos, o atendimento e a qualidade serão os mesmos.

Conversor de tensão CA CC

Conhecido também como driver para LED, esse conversor, que será o último elemento desse texto, é desenvolvido para alimentar corretamente dispositivos de LED, que são lâmpadas iluminação muito potentes e também baratas.

O driver possui diversos níveis de potência e uma tensão padrão, e pode fazer com que esse LED, seja ele em fita ou outro modelo, possa lidar com sua tensão de 12 V e funcionar de forma que não seja prejudicada, tenha sua potência sempre balanceada.

Esses são os principais componentes que estão dentro de uma Indústria, para que ela possa funcionar de forma a ter uma grande produção e um lugar muito protegido e sempre com padrão de potência de energia.

Lembrando que é sempre necessário ter um eletricista de plantão, para que ele possa sempre socorrer instalações quando necessário e entender os possíveis erros curtos e outros problemas que podem acontecer numa rotina constante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *